Cultura

Cia. Cênica promove lives sobre memória e história de Rio Preto

Programação começa nesta terça, 20, e vai até a quinta, 22, quando o elenco da peça irá receber convidadas especiais para três bate-papos no YouTube da companhia, dentro do projeto de circulação de ‘Terra abaixo, Rio acima’

Dentro do projeto de circulação do espetáculo “Terra abaixo, Rio Acima”, que acontece de forma online, a Cia. Cênica realiza nesta semana a série de lives “Desapresentações – Fios da Memória”. O elenco da peça irá receber convidadas especiais para três bate-papos sobre a memória e a história de Rio Preto, com transmissão ao vivo pelo canal da companhia no YouTube.

Abrindo a série, na terça-feira (20/10), 20h, a convidada será Niminon Pinheiro, falando sobre o tema “Povos originários”. Doutora em História e Sociedade pela Unesp-Assis, ela é pós-doutora em Antropologia pela Unesp-Marília, professora da UNIRP, pesquisadora e membro da Fundação Araporã, além de escritora e militante pelas minorias políticas. Foi contemplada com o Prêmio Nelson Seixas de literatura pelo livro “Os óculos do Pajé”.

A segunda live, na quarta-feira (21/10), será com Denise Cerqueira Rossa Feres, em um bate-papo sobre “Meio Ambiente”. Ela é bióloga pela Unesp-Botucatu, mestre em Ecologia pela Unicamp e doutora em Zoologia pela Unesp-Rio Claro. Na Unesp-Rio Preto é livre-docente em Ecologia de Comunidades, docente aposentada, em regime de trabalho voluntário, e coordenadora do Laboratório de Ecologia Teórica do Departamento de Zoologia e Botânica, além de docente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade.

Encerrando a série de lives, integrantes do elenco do Terra recebem na quinta-feira (22/10), Delcimar Teodózio. Ela abordará o tema “Urbanização e patrimônio histórico-cultural”. Delcimar Teodózio é arquiteta e urbanista, mestre em Engenharia Urbana pela UFSCar e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP. É coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP e conselheira do Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo.

Circulação online

Até o dia 10 de novembro, acontece no canal da Cia. Cênica no YouTube a exibição gratuita do vídeo do espetáculo “Terra abaixo, Rio acima”. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a exibição online substitui as apresentações presenciais previstas inicialmente no projeto, que foi um dos selecionados pelo Prêmio Nelson Seixas 2020 na modalidade circulação. 

Na peça, o progresso chega a uma pequena comunidade e, com ele, as águas. Casas, terras, pessoas, memórias, tudo é represado, submerso. A peça inspira-se em histórias que envolvem a construção da usina hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná, concluída em 1978, como a lenda da Velha Barrageira, e em fatos históricos como a Revolta do Arranca-Capim, encabeçada por camponeses em Santa Fé do Sul. Em cena, o repertório musical é tocado e cantado ao vivo pelo elenco.

Desde a sua estreia, em 2016, circulou por mais de 50 cidades brasileiras, participando de festivais como o FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, e de importantes eventos, como o Circuito Sesc de Artes.

SERVIÇO:

Série de lives “Desapresentações – Fios da Memória”

Canal da Cia. Cênica no YouTube: www.youtube.com/user/ciacenica

Terça (20/10), 20h – “Povos originários”, com Niminon Pinheiro

Minio-currículo: Niminon Pinheiro é doutora em História e Sociedade pela Unesp-Assis, pós-doutora em Antropologia pela Unesp-Marília, professora da UNIRP, pesquisadora e membro da Fundação Araporã, além de escritora e militante pelas minorias políticas. Foi contemplada com o Prêmio Nelson Seixas de literatura pelo livro “Os óculos do Pajé”.

Quarta (21/10), 20h – “Meio ambiente”, com Denise Cerqueira Rossa Feres

Mini-currículo: Denise Cerqueira Rossa Feres é bióloga pela Unesp-Botucatu, mestre em Ecologia pela Unicamp e doutora em Zoologia pela Unesp-Rio Claro. Na Unesp-Rio Preto é livre-docente em Ecologia de Comunidades, docente aposentada, em regime de trabalho voluntário, e Coordenadora do Laboratório de Ecologia Teórica do Departamento de Zoologia e Botânica, além de docente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade.

Quinta (22/10), 20h – “Urbanização e patrimônio histórico-cultural”, com Delcimar Teodózio

Mini-currículo: Delcimar Teodózio é arquiteta e Urbanista. Mestre em Engenharia Urbana pela UFSCar e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP. É coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP e conselheira do Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Estado de SP.

Circulação online do espetáculo “Terra abaixo, Rio acima”

Onde: canal da Cia. Cênica no YouTube (www.youtube.com/user/ciacenica)

Quando: de 10 de outubro a 10 de novembro de 2020

Realização: Cia Cênica, através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Rio Preto

Gratuito

 

Por Da Redação em 19/10/2020 18:06