Cultura

II Conferência Municipal de Cultura será neste fim de semana

Evento online será realizado hoje e amanhã, com palestras e apresentações musicais

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura realiza neste sábado e domingo, dias  17 e 18, a II Conferência Municipal de Cultura de São José do Rio Preto. Por conta da pandemia de covid-19, esta edição será realizada online, por meio da plataforma Zoom. 

A II Conferência de Cultura será realizada das 14h às 18h30, nos dois dias. Além das discussões e ações sobre políticas culturais, a programação inclui apresentações musicais de projetos vencedores da edição 2020 do Prêmio Nelson Seixas . 

Programação

No dia 17, a abertura terá a apresentação musical "As Chicas, em porção de entrada", com Érica Porto e Elis Ribeiro. Na sequência, na composição da mesa, haverá abertura com o Secretário da pasta, Pedro Ganga e leitura e aprovação do Regimento da Conferência. O tema deste ano, Histórico do CPF (Conselho, Plano e Fundo) da Cultura, será apresentado pelo assessor da Secretaria de Cultura e Gestor do Sistema Municipal de Cultura, Jorge Vermelho. 

A artista e doutora em Artes Visuais, Renata Felinto,do Crato/CE, apresentará o tema: "A pluralidade cultural brasileira como cura da nossa gente: da estética doméstica à obra de arte no museu.

Em seguida, Paulo Casale traz um pouco da música de Paulo Moura e, posteriormente, a mestre em Educação, professora e musicista, Amanda Melissa dos Santos, que é presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campo Limpo Paulista/SP, discorre sobre o tema: "A participação da sociedade civil no Conselho Municipal de Políticas Culturais". A programação do primeiro dia de Conferência será fechada com espaço para perguntas e diálogo. Os participantes também serão orientados para o encaminhamento de proposições de metas a constar no Plano Municipal de Cultura.

Segundo dia

No dia 18 de outubro, domingo, às 14h, a II Conferência recomeça com Psicorange, em pílula domingueira, apresentação de  Andressa Maria, Murilo Gussi e Sávio D'Agostino. Após abertura dos trabalhos, com apresentação da ordem do dia, a Secretária Municipal de Cultura de Ribeirão Preto/SP, a cientista social e bailarina, Isabella Pessotti apresenta o tema "Inter-Gestão: poder público e sociedade civil". Ao final haverá espaço para perguntas e inscrições dos participantes para falas com temas relacionados à II Conferência. 

Na sequência, o Secretário de Cultura de Rio Preto, Pedro Ganga e o Gestor do Sistema Municipal de Cultura, Jorge Vermelho farão o lançamento do Cadastro da Cultura de São José do Rio Preto - Indicadores e Organização.

Mais uma apresentação, desta vez "Café com uma fatia do Cancioneiro de Lua", com Cris Duarte levará música à II Conferência. 

O historiador e escritor, Celio Turino, de São Paulo é o convidado para a palestra de encerramento, com o tema "O caráter simbólico da Cultura". 

"Conselho de Municipal de Políticas Culturais"

Haverá ainda a apresentação dos representantes eleitos da sociedade civil para a formação do Conselho Municipal de Políticas Culturais - biênio 11/2020 - 11/2022, moções, leitura e aprovação da Ata da Conferência e as considerações finais. 

Os segmentos da sociedade civil que estarão representados no Conselho foram definidos durante a I Conferência Municipal de Cultura, no ano de 2018 e são: 1-Artes Plásticas/Visuais/Design; 2-Audiovisual/Multimeios/Cinema/Artes Integradas; 3- Teatro/Arte Circense; 4- Dança/Movimento; 5-Carnaval/Samba; 6- Literatura/Livro; 7- Cultura Urbana/Arte de Rua/Hip Hop; 8- Música; 9- Patrimônio Cultural; 10- Cultura da População Negra e População Indígena; 11- Cultura LGBTQIA+; 12- Cultura Popular/ Folclore/Artesanato e 13-Produção/Promoção Cultural/Economia Criativa. Na sequência uma plenária para definição das dez metas para o Plano Municipal de Cultura e votação das propostas de metas. Fechando a programação haverá moções, leitura e aprovação da Ata da Conferência.

PROGRAMAÇÃO

17/outubro - sábado - 14h às 18h30

14h  - As Chicas, em porção de entrada com Érica Porto e Elis Ribeiro

14h15 -Abertura: considerações iniciais e composição da Mesa

14h30 - Leitura e aprovação do Regimento da Conferência

15h -Fala de Abertura com Pedro Ganga, Secretário Municipal de Cultura

15h10 - Histórico do CPF - Conselho, Plano e Fundo com Jorge Vermelho, Gestor do Sistema Municipal de Cultura

15h20 - A pluralidade cultural brasileira como cura da nossa gente: da estética doméstica à obra de arte no museu, com Renata Felinto – Crato/CE

16h05 - Espaço para perguntas/depoimentos à palestrante convidada

16h20 -Breve aconchego com a música de Paulo Moura com Paulo Casale

16h30  -A participação da sociedade civil no Conselho Municipal de Políticas Culturais com Amanda Melissa dos Santos – Campo Limpo Paulista/SP

17h10 -Espaço para perguntas/depoimentos à palestrante convidada

17h30 - Espaço para inscrição dos participantes com falas pertinentes ao tema da II Conferência

18h10 Orientação para encaminhamento de proposições de metas a constar no Plano Municipal de Cultura

18h30 Encerramento do primeiro dia

 

18/outubro - domingo - 14h às 18h30

14h Psicorange, em pílula domingueira com Andressa Maria, Murilo Gussi e Sávio D'Agostino 

14h10 Ordem do dia

14h20 Inter-Gestão: Poder Público e Sociedade Civil com Isabella Pessotti – Ribeirão Preto/SP

15h às 15h45 - Espaço para perguntas/depoimentos à palestrante convidada e inscrições dos participantes para falas com temas relacionados à II Conferência

15h45 Lançamento do Cadastro da Cultura de São José do Rio Preto - Indicadores e Organização com Jorge Vermelho e Pedro Ganga

16h Café com uma fatia do Cancioneiro de Lua com Cris Duarte, Edison Domingos e Dinho Nascimento

16h10 - O caráter simbólico da Cultura com Celio Turino – São Paulo/SP

16h50 - Espaço para perguntas/depoimentos ao palestrante convidado

17h10 - Conselho Municipal de Políticas Culturais - Apresentação dos representantes da sociedade civil eleitos e representantes do Poder Público para o biênio 11/2020 a 11/2022

17h25 - Plenária: - Definição das 10 (dez) metas para o Plano Municipal de Cultura; - Votação das propostas de metas

18h - Moções, Leitura e Aprovação da Ata da Conferência

18h20 - Considerações Finais

18h30 - Encerramento da II Conferência Municipal de Políticas Culturais de São José do Rio Preto

Por Da Redação em 17/10/2020 02:10