Cultura

Biografia de Daniel de Freitas terá lançamento virtual nesta quinta-feira

Livro conta a história de um menino pobre, nascido na roça, e que buscou nos ensinamentos do avô os caminhos para se transformar em um dos mais importantes empresários dos quase 200 anos da cidade

Uma live no Facebook e Youtube lança nesta quinta-feira, às 19h, a biografia do empresário Daniel Ferreira de Freitas, fundador da Agrometal. “Fazendo Certo dá Certo” conta os 80 anos de história do empresário que nasceu pobre, na roça, no distrito de Monte-Mor, Palestina, até fundar a Agrometal, em Rio Preto e se tornar referência do segmento em todo o estado de São Paulo. 

“Fazendo Certo dá Certo”, escrito e editado, respectivamente, pelos jornalistas Edmilson Zanetti e Iris Zanetti, publicado pela Editora Ponto Z, faz parte do Calendário Oficial dos 100 anos de fundação da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, Acirp. Daniel presidiu a entidade. 

O livro conta a saga dos avós de Daniel que saíram de Jaboticabal com a família em um carro de boi que levou 25 dias para percorrer o trecho e chegar a Avanhandava. A infância pobre, o jovem trabalhador até o empreendedor de sucesso. São 35 capítulos, a partir de 1910, que contam a história do Daniel que se mistura e se confunde com a de Rio Preto ao longo de 8 décadas. Principalmente, a história da nossa evolução industrial.   

Toda a renda do livro será revertida, via Rotary Clube de São José do Rio Preto, para equipar a ala materno-infantil da Santa Casa de Óbidos, Pará, uma das mais de 60 obras assistenciais do Padre Francisco Bellodi. Atende as populações ribeirinhas do rio Amazonas. O Rotary vai vender e transferir o dinheiro para a entidade. 

O prefácio é escrito pelo prefeito Edinho Araújo. A contracapa tem depoimentos do ex-senador Aloysio Nunes, do empresário Waldemar Verdi Júnior, da Rodobens, e do vice-governador paulista, Rodrigo Garcia. 

Daniel de Freitas diz: “sem pretensão nenhuma de ser uma lição de vida, minha história pode servir de inspiração para jovens que estão começando. O segredo é fazer tudo certo. É o único caminho para lá na frente dar tudo certo”. 

Ao percorrer a história do Daniel, fazemos uma viagem nos últimos 80 anos da história de Rio Preto e da região. Amigos, autoridades, funcionários e ex-prefeitos fazem parte da narrativa. No final, 51 pessoas e a cidade têm suas histórias confundidas com a de Daniel Ferreira de Freitas.  

Serviço
Dia 3 de Dezembro – quinta-feira
Ao vivo, às 19h
Facebook e Youtube
link do Youtube 
 link do Face

Por Rubens Celso Cri em 03/12/2020 10:24