Cultura

Prêmio Nelson Seixas 2021 recebe 513 inscrições

O programa municipal de fomento tem, nesta edição, edital único de incentivo à pesquisa em Artes e Cultura

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, encerrou no último sábado, às 20h, as inscrições para o Prêmio Nelson Seixas 2021, contabilizando 513 projetos válidos inscritos. Este ano, por conta da pandemia de covid-19, e por decisão junto ao Conselho Municipal de Políticas Culturais, o prêmio tem edital único que contemplará 270 projetos, que receberão R$ 4 mil, cada. Trata-se do Edital 01/2021-SMC – Incentivo à Pesquisa em Artes e Cultura que terá investimento total de R$ 1.080.000,00. As inscrições iriam até às 17h do sábado, dia 05/06, mas por conta de instabilidades pela manhã do mesmo dia, teve prorrogação até às 20h. As inscrições foram realizadas, exclusivamente online, por meio do portal www.rio preto.sp.gov.br/premionelsonseixas.

Das 513 inscrições válidas, 388 (75%) foram de pessoa física e 125 (25%) de pessoa jurídica. Por segmento artístico, foram assim distribuídas as inscrições: Música, 144; Audiovisual, 61; Teatro/Arte Circense, 59; Artes Plásticas /Visuais, 46; Literatura, 46; Dança/Movimento, 38; Produção/Promoção Cultural/Economia Criativa, 27; Cultura Negra/Indígena, 21; Patrimônio Cultural, 17; Cultura Popular/Artesanato/Folclore, 15; 

Cultura LGBTQIA+, 14; Cultura Urbana/Arte de Rua/Hip Hop, 14 e Carnaval/Samba, 11. 

As premiações serão distribuídas proporcionalmente pelo segmento, de acordo com o número de inscrições de cada área. 

A lista dos inscritos será publicada nesta terça, 08/06 no Diário Oficial do município e no portal da Prefeitura: riopreto.sp.gov.br/premionelsonseixas

A lista de habilitados e inabilitados está prevista para o dia 15 de junho e o resultado final com os contemplados, após julgamento da Comissão de Avaliação e Seleção, em 27 de julho. 

Objetivos do Prêmio

O objetivo é o desenvolvimento da cultura local, bem como colaborar para a manutenção de artistas, técnicos e produtores em tempos de isolamento físico, em função da pandemia de Covid-19, além de possibilitar o acesso da população aos resultados das pesquisas selecionadas, com observância à Lei Municipal 9.440, de 09 de maio de 2005 – Programa Municipal Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural.

Projetos de pesquisa

Os projetos devem atender aos seguintes requisitos e/ou modalidades : I – Pesquisa – conjunto de ações que visam à descoberta de novos conhecimentos, atualização, reprodução, aprofundamento ou ressignificação técnica/teórica/cultural em determinada área. A pesquisa em artes e cultura, no sentido mais amplo, se aplica a toda investigação realizada como uma forma de abordar artistas, produtores e técnicos em suas funções, processos e produtos. Ela pode ser subdividida em: a) – Pesquisa teórica: trata-se da pesquisa que é dedicada a reconstruir teoria, conceitos, ideias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos; b) – Pesquisa prática: trata-se da pesquisa que implica um trânsito ininterrupto entre a prática e a teoria, onde os conceitos extraídos dos procedimentos práticos são investigados pelo viés da teoria e novamente testados em experimentações práticas.

Contrapartida

A contrapartida será a oferta de um conjunto de resultados visando à garantia do mais amplo acesso da população em geral ao produto cultural gerado pelo edital, objetivando com isso a garantia da universalização do benefício ao cidadão, sempre em consideração ao interesse público e a democratização do acesso aos bens culturais. Deverá, portanto, ser o compartilhamento do resultado do projeto individual, criado a partir deste fomento, tais como, compartilhamento de ação formativa, elaboração de artigo, exposição, produção, residência literária, entre outros. O proponente definirá a contrapartida e deverá apontá-la na inscrição, escolhendo um dos formatos definidos ou apresentar uma proposta que não esteja elencada: I – Texto teórico final, com um mínimo de 15 laudas, seguindo as normas da ABNT; II – Desenvolvimento e publicação de website com o conteúdo da pesquisa; III – Desenvolvimento e publicação de blog com o conteúdo da pesquisa; IV – Desenvolvimento e publicação de aplicativo com o conteúdo da pesquisa; V – Publicação de conteúdo resultante da pesquisa, em plataformas digitais já existentes; VI – Outras propostas de contrapartida podem ser acrescidas e devem ser apontadas na inscrição. Em atenção ao estado de pandemia que se encontra o país, a contrapartida deverá ser disponibilizada, obrigatoriamente, em formato virtual.

CRONOGRAMA PRÊMIO NELSON SEIXAS 2021 

08/6 – Publicação dos Inscritos

15/6 – Publicação dos Habilitados e Inabilitados

15/6 a 21/6 – Recursos e Saneamento de Falhas (documentação)

22/6 a 28/6 – Contra Recurso

29/6 – Publicação Habilitados e Inabilitados – pós recursos

30/6 a 02/7 – Preparação de planilhas para envio às Comissões

02 a 21/7 – Avaliação e Seleção

22/7 – Publicação do Resultado

22 a 28/7 – Recursos

29/7 a 04/8 – Contra Recursos

05/8 – Publicação do Resultado Final

06 a 20/8 – Confecção dos contratos

23 a 27/8 – Assinatura de Contratos

30/8 a 10/9 – Pagamentos 

10/9 a 10/12 – Execução

Até 17/12 – Prestação de Contas

Por Da Redação em 08/06/2021 08:00