Cultura

Comida di Buteco 2021 começa nesta sexta-feira; 11 bares estão na disputa

Concurso em Rio Preto e Mirassol segue até 22 de agosto, em formato híbrido e incentivo ao delivery

Com tecnologia para reserva de mesas e pedidos online, o Comida di Buteco 2021 vem repaginado e, pela primeira vez na história, será realizado em formato híbrido, com incentivo ao delivery. O concurso começa nesta sexta-feira, dia 30 de julho, e vai até o dia 22 de agosto, em Rio Preto.

Participam desta 11ª edição do concurso na cidade 11 bares, nove de Rio Preto e dois de Mirassol.

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, e hoje cobre todo o País, com edições simultâneas em 21 cidades. E desde 2016 elege também o melhor boteco do brasil.

Durante o concurso, é eleito “o melhor boteco” e não o melhor petisco. O público e um corpo de jurados votam e elegem o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.

Neste ano, o tema é “raízes”, tanto no sentido intrínseco às receitas - que vão levar em sua composição algum tipo de raiz, como batata, mandioquinha, etc -, como também da origem, devendo resgatar a história do boteco.

Seguindo a tradição de oferecer petiscos a um preço justo e criados especialmente para o concurso, em 2021 as receitas da competição terão valor fixo de R$ 27.

Participam da edição de Rio Preto os bares: Bar do Cidinho, Bar do Magrão, Bar do Pere, Espeteria Dallas (Mirassol), Fino Sabor, Gambófa, Recanto do Peixe, Santo Arco (Mirassol), Santo Espeto Garagem, Skina do Ceará e Toca da Coruja.

Foco no delivery

Em razão da pandemia, o concurso - que sempre estimulou a confraternização nos bares - desta vez vai focar no delivery.

Uma parceria inédita entre o Comida Di Buteco e a Pede Pronto possibilitou aos bares oferecer o serviço de delivery pela plataforma. O público poderá também comprar o petisco do concurso diretamente pelos canais de venda dos bares.

Para quem prefere ir até o boteco, é possível fazer a reserva de mesas pelo site do Comida di Buteco, por meio da Tagme, plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização de cardápios para que os amantes de boteco planejem sua ida com segurança. Basta acessar a página do concurso, selecionar a cidade e o bar desejado.

São ações que têm por objetivo promover os bares, mas sem gerar aglomerações, respeitando as regras de segurança indicadas pelas autoridades de saúde.

Salve os botecos

O lema da edição 2021 do concurso Comida di Buteco, “Transformar vidas por meio da cozinha de raiz - Buteco, extensão de sua casa”, se faz mais necessária do que nunca.

Se a preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares já era o propósito do concurso, com a pandemia, isso se tornou urgente. O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia: 30% dos bares participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas.

Por isso, o público pode ajudar, prestigiando os botecos via delivery, trazendo não apenas faturamento adicional a eles, mas sua força e pensamento positivo para a recuperação de todos.

Para auxiliar ainda mais, foi criado, paralelamente ao concurso, o movimento Salve os Butecos, com objetivo de ajudar a gerar fluxo de caixa para os botecos, de forma que eles possam se reerguer.

Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. As doações podem ser em espécie, produtos (no caso de empresas que atendem diretamente os bares) e espaços na mídia para divulgar a campanha.

A meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes do concurso. O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site comidadibuteco.com.br. 

A conta para doações é:

Banco Santander 033

Agência: 1595

Conta número: 130023050

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA

CNPJ: 06.204.569/0001-55

Decoração de Comida di Buteco

O Comida di Buteco firmou uma parceria inédita para poder levar para a sua casa toda a decoração do concurso. A linha de festas Comida di Buteco, desenvolvida em parceria com a Regina Festas, conta com itens como balões, porta copos, copos descartáveis, decorações de mesa, etc.

Camisetas

O Comida di Buteco também estará presente na maior loja virtual de camisetas do Brasil: Chico Rei. A marca desenvolverá e comercializará três modelos de camisetas inspiradas pelo concurso e 10% do valor serão destinados ao movimento “Salve os Butecos”. A linha estará disponível na loja chicorei.com, a partir do dia primeiro de agosto e será mais uma maneira de mostrar nossa paixão pelos botecos.

 

 

Por Da Redação em 30/07/2021 10:33