Cultura

Jornalista Raul Marques lança novo livro abordando a questão dos refugiados

Obra é assinada pelo escritor e jornalista rio-pretense e pela ilustradora Bruna Assis Brasil

A Aletria Editora apresenta seu novo lançamento, o livro “O Caminho da Escola” do escritor e jornalista Raul Marques e da ilustradora Bruna Assis Brasil. 

A obra apresenta a história de Sara, uma menina que vive uma intensa aventura com sua família, enfrentando diversas dificuldades durante a travessia de um deserto. Apesar do medo e da angústia, ela não cede a esses sentimentos por estar motivada pelo sonho de ir à escola. Com muita delicadeza a narrativa, por meio dessas cenas, aborda a vulnerabilidade das pessoas na condição de refugiados.

“O Caminho da Escola” é o segundo livro de Raul que trata da migração, a qual pode acontecer de maneira forçada por razões sociais, políticas ou ambientais. Em 2020, ele publicou “A Revolução da Crianças” que já apresentava o tema. Porém, o seu novo livro traz uma narrativa textual mais detalhada, se comparada à primeira que se baseava mais nos recursos das imagens e era voltada para as crianças no início do processo de alfabetização.

Raul conta que uma viagem ao Haiti, em 2009, foi uma experiência muito marcante em sua vida. E dela é que parte grande parte do seu interesse na situação dos refugiados, como os personagens dos seus livros. “Naquele ano, eu lembro de ter assistido a uma reportagem que mostrava um menino que estava apostando uma corrida para ganhar uma banana e um copo de água. Aquilo me deixou chocado, mas ao mesmo tempo me instigou a conhecer mais sobre aquela realidade”, diz Marques.

A matéria era sobre os problemas enfrentados pela população do Haiti. O governo brasileiro estava realizando uma ação na ilha, e o escritor procurou as autoridades e teve a oportunidade de viajar até Porto Príncipe, capital do país caribenho. Lá ele permaneceu durante uma semana e pôde testemunhar diversos conflitos. Em seu retorno ao Brasil, publicou uma série de reportagens e se tornou especialista no assunto. A posterior chegada de Haitianos em território brasileiro ano depois chamou novamente a atenção de Raul, que acompanhou de perto a dureza enfrentada por essas pessoas obrigadas a ter que deixar tudo e iniciar uma nova vida no lugar onde muitas vezes desconhecem o idioma e não possuem apoio de amigos ou parentes.

Embora trate de um assunto grave, Raul observa que “O Caminho da Escola” ressaltar uma história de esperança. “O leitor é convidado a acompanhar a jornada difícil da Sara e, nesse percurso, são abordados vários temas importantes como a fragilidade da vida, a morte e a necessidade de, às vezes, nós nos readaptarmos e sermos resilientes, acreditarmos em um objetivo”, frisa o escritor.

A ilustradora Bruna Assis Brasil elogia a forma como Marques conseguiu tratar de um assunto difícil de uma maneira leve, e, para ela, o desafio também foi oferecer esse olhar por meio das imagens. “A história da Sara foi uma das mais especiais que já fiz. É uma história triste, feliz e linda, ela fala de morte, de abandono, de guerra. São temas muito difíceis de se apresentar a uma criança. O Raul fez isso de uma forma maravilhosa e a ilustração vem para deixar essa narrativa mais próxima da criança leitora. Eu procurei sempre tratar os sentimentos da protagonista de forma delicada, tentando transmitir no desenho aquilo que ela estava sentindo de forma pura e simples”, comenta Bruna.

Para a editora Rosana de Mont’Alverne, Raul e Bruna mostraram um verdadeiro equilíbrio entre doses de realidade, situações dolorosas e lirismo e doçura. ”Esse equilíbrio é algo muito raro, porque o tema é duríssimo e algo muito atual. Nossas crianças precisam saber desse assunto, pois é algo que está acontecendo hoje no nosso planeja. Nós estamos constatando que há um desequilíbrio climático avassalador, mas também há uma crise humanitária que nos agride, nos consterna e nos indigna. E isso é algo que precisa ser conversado com as crianças, debatido nas escolas, no círculo das famílias e em diversos outros espaços”, afirma Rosana.

“Eu tenho certeza que leitores de todas as idades vão abraçar ‘O Caminho da Escola’, e ao lerem esse livro, vão se lembrar de outras meninas importantes como as ativistas Malala Yousafzai e Greta Thunberg, entre tantas outras meninas que sonham em ir pra escola ainda que seja necessário atravessar um deserto”, completa a editora.

Saiba mais sobre os autores:

Raul Marques é escritor e jornalista. Além de “O Caminho da Escola” (2021), ele já publicou “A Menina que Adora Perguntar” (2019), “A Revolução das Crianças” (2020) e “O Menino que Reinventou O Mundo”.

Bruna Assis Brasil é ilustradora especializada em livros infantis. Em 2015, ela ilustrou o livro “Malala, A Menina que Queria Ir para A Escola”, de Adriana Carranca, o qual é inspirado na vida da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do prêmio Nobel da Paz, em 2015.

 

Por Da Redação em 28/08/2021 16:10