Cultura

Núcleos de Artes e Cultura abre inscrições para novos cursos

Inscrições são gratuitas, abertas também para vagas remanescentes e novas modalidades até 22/9

Os Núcleos Municipais de Artes e Cultura, mantidos pela Secretaria de Cultura de Rio Preto, estão com inscrições abertas até o dia 22/9, próxima quarta-feira, para vagas remanescentes de cursos já existentes e também para novos cursos. São oferecidas 1.568 vagas para cursos de diversas modalidades artísticas, sendo 577 para cursos já existentes na rede de núcleos e outras 991 vagas para novos cursos, todos com início de aulas para 27/9, de forma presencial.  As inscrições estão sendo realizadas on-line por meio de uma ficha unificada, disponibilizada em formulário no Google Forms no portal da Prefeitura, link: www.riopreto.sp.gov.br/nac. Podem se inscrever crianças a partir de sete anos até idosos, sem limite de idade. Todos os cursos são gratuitos.

Dentre as novidades há criação de novas turmas de modalidades já oferecidas ou que agora estarão em Núcleos que ainda não as disponibilizavam, além de modalidades novas como as aulas de hip hop (breaking e rap), dramaturgia (teatro), canto coral, percussão e outros. (Confira a lista completa de vagas e cursos novos e já existentes abaixo). 

Retorno presencial

Após um ano de meio de suspensão das aulas presenciais, os Núcleos esperam receber até 2.800 alunos, seguindo protocolos sanitários de distanciamento, uso de máscaras, álcool gel; higienização constante dos espaços de aulas e demais dependências dos Núcleos, bem como higienização de instrumentos e materiais de aulas. Atividades que em tempos normais costumam ter contato físico, como dança e teatro, estão sendo adaptadas para que os alunos mantenham o distanciamento de um metro entre uma pessoa e outra, exigida no decreto de flexibilização das atividades. Os instrumentos de sopro são de uso individual e pessoal e são levados pelos alunos, já os outros instrumentos como bateria, violão, piano, violino e violoncelo são higienizados entre uma aula e outra. 

São oferecidas vagas em Dança, Teatro, Artes Plásticas, Música e Literatura. São diversas turmas, níveis, horários que vão proporcionar oportunidade aos rio-pretenses de descobrir ou aprimorar aptidões artísticas.
Linguagens Artísticas

Os Núcleos Municipais de Artes e Cultura já ofereciam os cursos de Artes Plásticas (Aquarela, Pintura em tela e Desenho de Observação); Dança (Balé Clássico, Dança contemporânea, Dança de salão, Sapateado e Jazz); Música (Bateria, Instrumentos de sopro, Instrumentalização para banda, Piano, Teclado, Teoria musical, Viola caipira, Violão, Violino e Violoncelo), Teatro (Leitura dramática, produção, Teatro infantil/juvenil/adulto) e Literatura.

Com a criação de novas turmas e modalidades, os Núcleos também passam a oferecer na área de Literatura,  Sarau Literário e Escrita Criativa; em Hip Hop, Breaking e Rap; em Música, Canto Coral e Percussão; em Dança, Street Jazz e em Teatro, Dramaturgia. 

Os Núcleos administrados pela Secretaria de Cultura são: a Casa de Cultura Dinorath do Valle (Artes Plásticas, Dança, Teatro, Literatura e Música), o Núcleo Roberto Farath (Música e Artes Plásticas), o Teatro Municipal Nelson Castro (Teatro), CEU das Artes Aristides dos Santos (Teatro, Música e Dança) e Núcleo Santa Cecília (Música e Dança). 

Objetivos

O objetivo dos Núcleos Municipais de Artes e Cultura é a formação, em diferentes graus, de pessoas interessadas em arte. A proposta é que a criança e o adulto optem pela modalidade, de forma livre, de acordo com seu gosto. O segundo objetivo é formar pessoas de maneira mais continuada. Existe uma integração entre os estágios e planos de aula, também entre os cursos e instrutores responsáveis pelas aulas.

A missão é fomentar a transformação das pessoas e o desenvolvimento de suas capacidades inventivas por meio da cultura e da arte, bem como contribuir para a formação de cidadãos conscientes do significado de suas vidas em sociedade. Trata-se de uma efetiva política pública de cultura à qual todo cidadão tem direito, além da oportunidade para iniciar ou aprimorar o contato com as artes, formando os mais diversos graus de pessoas interessadas nas linguagens artísticas. Além disso, a cultura dialoga, interage e se funde com a sociedade.

MROSC

Outra novidade é que a Secretaria Municipal de Cultura, amparada pela Lei Federal nº 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs - MROSC), lançou seu último edital de gestão para os Núcleos de Artes e Cultura já adequado a esse novo regime jurídico. A vencedora da licitação foi a Faperp - Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto, que já assumiu os trabalhos e está contratando e treinando novos instrutores de artes para as aulas. 

O MROSC estabelece o regime jurídico das parcerias entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em Termos de Colaboração, em Termos de Fomento ou em Acordos de Cooperação; define diretrizes para a política de fomento, de colaboração e de cooperação com Organizações da Sociedade civil.

VAGAS NOVOS CURSOS- NÚCLEOS DE ARTES E CULTURA

Casa de Cultura Dinorath do Valle - 436 vagas

Literatura - Sarau Literário 30

Literatura - Escrita Criativa 30 

Teatro – Dramaturgia  50 

Canto Coral - Infantil  25 

Canto Coral - Adulto  25 

Teatro - Infantil   50

Teatro - Infanto Juvenil  50 

Teatro - Juvenil   50 

Teoria Musical   30

Street Jazz    64 

Dança - Contemporâneo 32

Núcleo de Artes e Cultura Roberto Farath - 70 vagas

Canto Coral    50

Desenho de Observação 20

Núcleo - CEU das Artes Aristides dos Santos- 297 vagas

Hip-Hop (Breaking)  96

Hip-Hop (Rap)   96

Percussão    30

Teatro   75

Núcleo de Artes e Cultura Santa Cecília -188 vagas

Balé - Iniciante  75

Dança de Salão  32 

Jazz - Iniciante  75 

Teclado   6

Total geral vagas cursos novos:  991 vagas

VAGAS REMANESCENTES - (CURSOS JÁ EXISTENTES)- NÚCLEOS DE ARTES E CULTURA

Casa de Cultura Dinorath do Valle - 233 vagas

Balé I      71 

Balé II     10 

Dança - Contemporânea II  9 

Dança de Salão I    14 

Jazz I     10 

Jazz II    20 

Sapateado    18 

Artes Plásticas   59 

Violão Popular Iniciante  8 

Viola Caipira   14 

Teatro Nelson Castro - 127 vagas

Teatro - Adulto III  14

Teatro - Adulto II   8

Teatro - Adulto I   11

Teatro - Infantil I   13

Teatro - Infanto Juvenil I 32

Teatro - Juvenil I   49

Núcleo de Artes e Cultura Roberto Farath -198 vagas

Sopro – Clarinete   6

Sopro – Saxofone   8

Sopro - Saxofone alto  3

Sopro - Saxofone tenor  9

Sopro - Trompete/Trombone 6

Artes Plásticas   54

Teclado    21

Viola Caipira   8

Violão Popular Iniciante  31

Violino    18

Violoncelo    12

Teoria Musical    22

Núcleo CEU das Artes Aristides dos Santos – 9 vagas

Balé     9

Núcleo de Artes e Cultura Santa Cecília - 10 vagas

Violão Popular Iniciante  10


Total geral de vagas remanescentes: 577 vagas

 

 

Por Da Redação em 16/09/2021 17:29