Cultura

Cultura retoma Janeiro Brasileiro da Comédia em 2022

Prefeito Edinho e secretário Ganga anunciam retorno de festival adiado em 2021 pela pandemia

O prefeito Edinho Araújo anunciou ontem, dia 30, o retorno do da atração Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC), em 2022. Em reunião nesta manhã no gabinete com o secretário de Cultura Pedro Ganga; o assessor de secretaria Jorge Vermelho e o chefe de gabinete Zeca Moreira, Edinho garantiu a realização do festival, que é um dos mais tradicionais do calendário cultural do município e um dos únicos deste gênero no país.

Realizado tradicionalmente em janeiro, o primeiro evento teve sua edição 2021 suspensa, por conta da pandemia de covid-19. Com a flexibilização das atividades, diminuição de casos e avanço da vacinação, o JBC terá sua 20ª edição garantida em 2022. Serão nove dias de festival, de 22 a 30/01/2022.

“É com muita alegria que anunciamos a retomada dos eventos culturais em Rio Preto, após um período tão difícil e desafiador. Com a desaceleração da pandemia, vamos poder celebrar o Janeiro Brasileiro da Comédia em 2022, com muita alegria, muito humor, muito riso e em segurança”, destacou o prefeito.

Ganga também evidenciou esse retorno do JBC como um marco para a retomada das atividades culturais no município, um dos setores mais afetados pela pandemia. “Nada melhor do que reabrirmos o nosso calendário de eventos, com comédia e riso”, completou o secretário.  

“A possibilidade de retorno presencial das expressões artísticas traz um alento à comunidade, pois possibilita novamente a arte da presença e o encontro entre artistas e público, além de reaquecer o setor da cultura.”, destaca Jorge Vermelho, curador e coordenador executivo do Janeiro Brasileiro da Comédia.

Histórico JBC

O Janeiro Brasileiro da Comédia foi criado em 2003 para comemorar os 30 anos do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e, em 2022, completa 20 anos de história. O JBC é um projeto composto por mostra de espetáculos nacionais do gênero comédia; atividades formativas; debates, envolvendo artistas participantes e convidados, dentre outras ações.

 

Por Da Redação em 01/10/2021 00:06