Cultura

'Aaauuu' de Coração Cachorro rende a James Blunt 20% dos direitos autorais

Cantor inglês pediu participação nos lucros após reconhecer semelhanças no refrão do forró com a música dele "Same stake".

A música Coração Cachorro, da dupla Ávine e Matheus Fernandes, que ocupa os primeiros lugares das paradas de streaming, virou alvo de batalha por direitos autorais e rendeu ao cantor inglês James Blunt registro como um dos autores e 20% do lucro que a canção render.

Tudo graças ao famoso “aaauuuuu” do refrão, que tem a mesma melodia da música “Same mistake”, gravada em 2007 e que ficou conhecida no país com a novela Duas Caras.

Tamanho foi o sucesso do forró, com elementos da música eletrônica, que Coração Cachorro chegou aos ouvidos de James Blunt.

Embora muitos artistas concedam autorização para versões da obra original, ele decidiu entrar na disputa pela autoria da canção. E conseguiu.

As gravadoras as quais os artistas pertencem firmaram um acordo extrajudicial, cedendo ao cantor parte dos direitos autorais.

Apesar disso, os artistas responsáveis pela composição brasileira disseram não terem cometido plágio, mas apenas uma citação.

Antes da dupla, o grupo de forró Calcinha Preta gravou a música “Já me acostumei”, que tem a mesma melodia, porém, com a letra em português. Como não alcançou o mesmo sucesso de Coração Cachorro, não gerou interesse em Blunt.

Por Da Redação em 14/11/2021 15:39