Redes Sociais

Cultura

Prefeito apresenta projeto definitivo de reforma da Swift em reunião com Estado

Ponto central da obra é o prédio do graneleiro, o maior do complexo, com 3 mil m²

Publicado há

em

O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo e o secretário de Obras Israel Cestari entregaram nesta terça-feira (17/5) o projeto definitivo de reforma do Complexo Swift de Educação e Cultura à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, em São Paulo. A nova versão do projeto contempla as alterações solicitadas pelo Condephaat, órgão subordinado à secretaria de Estado que orienta a proteção e preservação de bens históricos, como os prédios do complexo Swift.

 “Nossa expectativa agora é que a Cultura e o Condephaat aprovem o projeto o mais rápido possível, para que possamos abrir a licitação”, afirma o prefeito. A reforma pretende modernizar o local, mantendo suas características históricas originais, a fim de criar espaço multiuso e climatizado destinado a receber eventos, entre eles congressos e seminários. O projeto prevê ainda a construção de estruturas de apoio, como cozinha e sanitários. O investimento estimado na obra gira em torno de R$ 20 milhões.

Pelo lado do Estado, participaram do encontro o chefe de gabinete Frederico Mascarenhas; o diretor Amer Nagib Moussi Júnior; o assistente técnico Antonio Luís Zerbeto; e o diretor administrativo Luis Alberto Oliveira.

O ponto central do projeto é o prédio do graneleiro, o maior do complexo, com 3 mil metros quadrados de área, usado originalmente para o estoque de grãos da antiga fábrica Swift-Armour. Os imóveis começaram a ser construídos em 1937. A produção foi encerrada em 1973. Atualmente, o complexo Swift abriga a sede da Escola de Gestão Pública Ana Maria Vilela (EGP) e o Teatro Municipal Paulo Moura, considerado exemplo de revitalização e modernização de espaço histórico sem abrir mão de características originais do imóvel. 

 

 

Continue lendo

AS 10 MAIS LIDAS