Redes Sociais

Cultura

Maior evento Geek da região volta presencialmente depois de 2 anos

Com mais de 40 atividades totalmente gratuitas, a edição 2022 da Animerp aborda de forma lúdica a ficção do horror, além de outras atrações

Publicado há

em

No próximo final de semana, dias 10, 11 e 12 de junho, os espaços do Sesc Rio Preto se transformam num grande palco da cultura geek. O Animerp, um dos maiores eventos geeks da região, chega a mais uma edição, após dois anos sem atividades presenciais.  

Realizado pelo Sesc Rio Preto, o Animerp é umas das programações mais aguardadas pelo público apaixonado pela cultura geek. De acordo com a organização do evento, há uma expectativa de que quase duas mil pessoas integrem o evento, uma vez que mais de 1.600 pessoas já registram sua participação nas redes sociais. Ainda, já foram confirmadas a presença de cidades como São Paulo, Jundiaí, Marília, São Carlos, Ribeirão Preto, além das cidades do entorno como Santa Fé do Sul, Catanduva, Votuporanga, Penápolis e Orindiúva.  

O Animerp (animê + Rio Preto) reúne tanto elementos pops quanto tradicionais das culturas orientais e ícones do universo geek, por meio de diversas atividades gratuitas com artistas locais e convidados de expressão reconhecida dentro dessas culturas. Um dos destaques desta edição é a participação de Úrsula Bezerra, dubladora e diretora de dublagem, conhecida principalmente como a voz dos personagens Goku no anime Dragon Ball e Naruto Uzumaki no anime Naruto.  

A ideia de contemplar a cultura geek começou tímida. De 2001 a 2005, o Animerp consistia numa exibição de animês. Somente em 2011 ele se tornou um evento com diferentes atrações. Sua última edição presencial, em 2019, recebeu o tema “Que a Força esteja com você!” e contou com a participação de 1.500 pessoas aproximadamente. Agora em 2022, diante da grande expectativa do encontro presencial após um longo período de quarentena, o Sesc Rio Preto preparou uma programação com mais de 40 atividades gratuitas, para todos os públicos de diferentes idades, dentre elas bate-papos, oficinas, games, desfile cosplay, vivências, culinária, jogos e shows. 

O tema deste ano, “No Universo Invertido”, aborda de forma lúdica a ficção do horror. É inegável que o contexto de isolamento social gerou muitas questões pessoais que nem sempre são simples de serem elaboradas. A proposta temática do Animerp 2022 tem uma abordagem política que propõe o horror como uma forma de lidar melhor com os males reais, de confrontar emoções obscuras e até mesmo iluminar áreas sentimentais escondidas. Uma maneira de lidar com os próprios fantasmas. 

“O horror é um fenômeno tão duradouro porque, no fundo, é muito mais que uma diversão. É um momento sério de contato com questões profundas do ser humano de forma muito crua e até física”, diz o professor de psicopatologia clínica da Unicamp, Mário Costa Pereira. 

A técnica do Sesc Rio Preto, Fernanda Silvestre, responsável pela programação do Animerp, fala desse tom de brincadeira sobre a escolha do tema: “O mundo virou de ponta cabeça e ficamos sem saber o que fazer. Nós, enquanto adultos, conseguimos conversar um pouco mais e externar essas inseguranças. Mas jovens e crianças ainda têm essa dificuldade. A ideia é fazê-los brincar com o medo e, de uma forma catártica, liberar um pouco disso que ainda estamos passando. Deixar tudo meio feio para depois a gente tentar deixar o mundo mais bonito”, diz ela. 

O Animerp é um universo. E dentro desse universo, existem alguns grupos. Os que gostam de super-heróis, HQ’s; os que estão mais ligados à cultura japonesa por meio de mangás, animês e até da culinária, que este ano traz elementos da cultura norte-americana como o hot dog e da coreana como o Dalgona; a galera do kpop, do taiko, instrumento da cultura japonesa e das séries, que são da cultura coreana, por exemplo, além do Kung fu, arte marcial chinesa. “A programação é diversa justamente nisso também”, aponta Fernanda.  

Construída com artistas locais e convidados, o evento tem como fio condutor a questão da diversidade. O importante é abranger todos os públicos dentro desse universo geek e proporcionar uma discussão transversal sobre etarismo, racismo, lgbtqia+fobia, misoginia. 

“Colocar essa diversidade em destaque mostra um dos nossos grandes valores, porque a gente tem um compromisso de fazer com que esse meio geek seja menos tóxico, porque sabemos que existe um público dentro dele que é muito extremado. Então, a gente procura, por meio dessas programações e discussões, tornar o ambiente mais saudável, um lugar onde todo mundo se sinta confortável para curtir”, explica a técnica Fernanda Silvestre. 

Além disso, o evento mexe bastante com a economia local. Desde costureiras – que têm contato com a produção de roupas dos cosplays – até a rede hoteleira de Rio Preto, pois o Animerp atrai pessoas de outras cidades da região. “Nós oferecemos uma programação geek que acontece mais em grandes centros. O Animerp é o maior evento geek do Sesc SP e um dos maiores eventos geek do interior do estado de São Paulo”, diz Fernanda. 

Toda a unidade do Sesc Rio Preto se caracteriza para o evento, numa ambientação com a identidade visual, grafite na área externa da Comedoria e até um cardápio especial elaborado para o Animerp 2022. E para entrar no clima, uma playlist foi criada no Spotify e pode ser conferida aqui

Animerp 2022 acontece no Sesc Rio Preto nos dias 11 e 12 de junho, sábado e domingo, a partir das 10h com o Campeonato de LOL e às 13h começam todas as atividades do evento. Ainda na sexta, dia 10, é possível curtir um esquenta: tem a DJ Luizy Lebrusky fazendo o Monstruosom, num set list com pitadas de Kpop, Pop brasileiro e músicas geeks. E quem quiser entrar no clima, ainda na sexta, tem o Zumbifique-se, maquiagem característica com Ari Cipolato, antes da sessão do filme Invasão Zumbi 2

Toda a programação do Animerp está detalhada no serviço abaixo, no portal sescsp.org.br/riopreto e nas redes sociais instagram.com/sescriopreto e facebook.com/sescriopreto 

 

AS 10 MAIS LIDAS