Redes Sociais

Cultura

Arq Design enaltece projetos de paisagismos como protagonistas dos espaços

A ciência do paisagismo moldura os projetos de arquitetura e decoração com plantas capazes de purificar o ar, reduzir a temperatura e ruídos dos ambientes

Publicado há

em

Cada vez mais as pessoas buscam estar em contato com a natureza, mesmo morando nas cidades. Essa necessidade faz com que o paisagismo seja amplamente valorizado na arquitetura dos tempos modernos. E essa conexão entre o conforto de se morar bem e a natureza pode ser vista na Mostra Arq Design, em cartaz no estacionamento do Riopreto Shopping até o dia 14 de agosto.

Entre os mais de 30 ambientes decorados, a ciência do paisagismo moldura os projetos de arquitetura e decoração com plantas capazes de purificar o ar, reduzir a temperatura e ruídos dos ambientes, trazendo conforto e bem estar, interagindo pessoas e natureza em pleno equilíbrio.

Respire e conheça 5 espaços verdes da ArqDesign

1. O Welcome Garden, criado pela Biodomus logo na entrada do evento, foi inspirado em trazer a sensação de acolhimento. “Por essa razão optamos por fazer um Lago e na sequência um jardim tropical com folhagens que se integram, harmonizam e envolve a todos para que desperte curiosidade para conhecer as outras inspirações que seguem em cada espaço da Mostra. Nossa obra de arte foi concedida pelo artista plástico Bruno De Giogi e se chama Mulher Sentada e veio compor e trazer requinte ao nosso espaço. E integrando com o Louge finalizamos com vasos de várias alturas da Vasart e espécies de diversas alturas”, descreve Aline Laprano Restivo, arquiteta paisagística da Biodomus.

2. Com um olhar atencioso para um futuro mais sustentável, o Jardim Respirar, da Bild, foi pensado de forma a inserir o paisagismo como um respirar em meio a imensidão de concreto das grandes cidades. “Cada elemento presente, desde os pisantes naturais às vistosas folhagens tropicais, cria o contexto do paisagismo contemporâneo, criando um espaço compacto para descansar, se conectar com a natureza e se inspirar”, explica a arquiteta Gislaine de Campos. 

3. A paisagista Flávia Seixas, da VerdePlan Paisagismo, foi convidada pelos arquitetos Roberto Magalhães e Juliano Reis para trazer um espaço especial na Adega Gourmet. “Como é um espaço para cozinhar entre amigos temos um jardim biofílico, ou seja, para ser usado com temperos frescos e aromáticos como salsa, cebolinha, manjericão, alecrim, cacau, parreiras, no entorno do espaço, e árvores frutíferas na área de estar”, conta.

4. A arquiteta Taís Schiavini assina o Jardim da Ceramista, um espaço que apresenta o sagrado feminino em formas, texturas e cores – uma experiência com muita arte, materiais naturais e sustentáveis. Para Taís, o paisagismo tem um papel regenerativo, é capaz de criar um microclima local e purificar o ar. “Fazer parte dessa mudança é incrível”, comemora.

5. Gabriela Lemos, arquiteta, é a responsável pelo projeto do Jardim de Encontro, um ambiente muito acolhedor, com sofisticação para reunir amigos e familiares.

Saiba mais sobre a mostra no site www.mostraarqdesign.com.br e no perfil @riopretoshoppingcenter.

Horário de visitação é de terça a sábado das 14h às 22h e aos domingos e feriados das 14h às 20h. A entrada é gratuita.

AS 10 MAIS LIDAS