Redes Sociais

Cultura

FIT Rio Preto 2022 atrai público de mais de 32 mil pessoas em dez dias

Festival Internacional de Teatro (FIT) marcou a retomada dos grandes eventos culturais em São José do Rio Preto, com mais de 90 apresentações

Publicado há

em

A edição 2022 do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) chegou ao final neste sábado, 30 de julho, somando um público de 32 mil pessoas em mais de 90 apresentações, entre espetáculos, ações formativas e atrações do Graneleiro. Ao longo de dez dias, Rio Preto transformou-se na capital nacional do teatro, com apresentações nos quatro cantos da cidade e a presença maciça do público, que mostrou estar com saudade de vivenciar a arte do encontro após um hiato de dois anos na realização do evento por conta da pandemia da covid-19.

Balanço
 

A programação do FIT Rio Preto 2022 contemplou 31 espetáculos, cinco deles internacionais, que ocuparam 20 pontos da cidade, entre palcos, ruas, praças e espaços alternativos. Além disso, também foram realizadas 17 ações formativas, como debates e intercâmbios entre coletivos, e o Graneleiro, ponto de encontro do evento, contou com 34 intervenções artísticas, entre shows, performances e exibições audiovisuais.

O maior público do festival este ano foi registrado no dia da abertura, em 21, quando mais de 3 mil pessoas acompanharam a apresentação do espetáculo Jacksons do Pandeiro no Anfiteatro Nelson Castro, no Parque da Represa. O local também registrou outros dois recordes: nas apresentações de Sinapse Darwin no dia 27 com a presença de cerca de 2 mil pessoas e no dia 28, quando o espetáculo do Chile, Fuego Rojo, levou mais de 1800 pessoas ao espaço. O Graneleiro, ponto de encontro do festival também teve lotação máxima nos sete dias em que foi aberto. Cerca de 600 pessoas entre técnicos, produtores, artistas participaram da realização do FIT neste ano. Foram mais de 160 horas de programação, muitas delas com diversas ações ocorrendo simultaneamente. 

Boa parte dos espetáculos tiveram ingressos esgotados antes mesmo do início do festival. Nos espetáculos gratuitos e em espaços abertos, todas as sessões estiveram lotadas ou com grande participação do público.

Para o coordenador executivo do FIT Jorge Vermelho, a edição 2022 do FIT Rio Preto além de marcar a retomada dos grandes eventos culturais na cidade, trouxe de volta o exercício do pensamento crítico e das reflexões acerca de temas urgentes que atravessam a sociedade. Apontou também que é inquestionável a importância do festival para o reaquecimento econômico no setor cultural, que foi o que mais sofreu durante os dois anos da pandemia.

“O FIT proporcionou o acesso à cultura e o encontro entre públicos, dando voz e vez aos diferentes corpos que compõem o diverso. Tivemos sessões lotadas, tanto nos teatros como nas ruas, mostrando que a população entendeu a proposta do festival e festejou durante os dez dias do FIT, celebrando a Arte e a Cultura. A importante e intensa participação de artistas da cidade na programação fez com que o festival ganhasse em afetividade e, assim, Rio Preto conseguiu também mostrar sua arte e a diversidade cultural que encantou plateias de diversas partes do país e do mundo”, destacou o Coordenador Executivo. “O FIT retornou forte, vibrante, derramando-se por todos os cantos da cidade e provou que a Cultura é capaz de melhorar as pessoas e por isso, tem que ser prioridade”, completou Vermelho.

O coordenador executivo Mateus Santos também destacou a qualidade das obras apresentadas no FIT Rio Preto 2022. “Os trabalhos apresentados no Festival trouxeram com grande potência formas e temáticas diversas, apresentando o panorama de um teatro do presente, como proposto pela curadoria, e reverberando no público, com arte, encanto e provocações, olhares e reflexões para questões do contemporâneo”, apontou.

AS MAIS LIDAS