Redes Sociais

Cultura

Livro contando a trajetória de Edinho Araújo será lançado hoje no Riopreto Shopping

“Edinho Araújo: 50 anos de vida pública” foi escrito pelos jornalistas Mário Soler e Milton Rodrigues

Publicado há

em

Fotos: SMCS

Uma dupla de tarimbados jornalistas encarou uma missão bastante desafiadora: condensar em 254 páginas meio século de trajetória política e administrativa de um dos políticos mais longevos e influentes de Rio Preto e região. “Edinho Araújo: 50 anos de vida pública”, livro assinado por Mário Soler e Milton Rodrigues, é o resultado deste esforço que exigiu quase um ano de pesquisas e muitos sábados, domingos e feriados de dedicação.

Editada pela Ponto Z, a obra será lançada nesta terça-feira, no Riopreto Shopping Center, com renda revertida a três entidades sociais de Rio Preto: Apae, Renascer e ARCD.

Como bem pontua Zeca Moreira, amigo e braço direito do biografado nessas cinco décadas, na apresentação, o livro resgata as origens e a formação de Edinho, “a trajetória de líder estudantil, as primeiras experiências nas urnas, as vitórias, as agruras, com destaque especial para São José do Rio Preto, cidade que administra pela quarta vez, onde já é o prefeito com mais tempo de mandato da história do município. Outros capítulos trazem à tona seus feitos como parlamentar, em São Paulo e Brasília, e as demais fases da carreira vitoriosa, sempre numa sequência lógica”.

A narrativa apresenta a vocação de Edinho como liderança pública, que surgiu bem antes de exercer qualquer mandato, quando decidiu disputar uma eleição pela primeira vez, tentando a Prefeitura de Santa Fé do Sul. Na adolescência, foi participante ativo de campanhas em benefício da sociedade. Com grupo de amigos, ajudou a reconstruir em menos de um mês a casa de um morador que ficou desabrigado após um incêndio. Fundou e presidiu a União Acadêmica Mahatma Gandhi, que organizou série de campanhas em benefício da sociedade.

Universitário, em Ribeirão Preto, manteve o mesmo ritmo como líder estudantil. A entrada oficial na vida pública ocorreu em 1972, quando disputou a primeira eleição. Só não venceu na estreia, e a partir daí emendou 12 vitórias. Foi prefeito cinco vezes (uma em Santa Fé e quatro em Rio Preto), deputado estadual por três mandatos, federal por quatro, e exerceu cargo de ministro de Portos. São 50 anos de vida pública, mais de meio século de serviços prestados.

Mostrar com textos e imagens essa intensa carreira foi um trabalho de fôlego, que se tornou possível graças ao acervo pessoal que registra todas as fases da vida pública de Edinho.  O projeto gráfico, criativo, é de Moises Jr.

O lançamento está marcado para às 19 horas, no espaço ao lado da Livraria Saraiva, no Riopreto Shopping Center.

AS MAIS LIDAS