Cultura
Festa das Nações de Rio Preto realiza sua última noite neste sábado (10)
Hoje as atrações serão o grupo Samba das Mina e os cantores Debora Defina e Seu Moço
A Festa das Nações começou com o pé direito, na última quinta-feira (8). O evento gastronômico solidário e familiar vai até hoje, dia 10, no Serviço Social São Judas Tadeu, em Rio Preto, com muita música, diversão e, claro, comidas típicas do Brasil e do mundo. Este ano, os países representados pelas barracas são: Estados Unidos, Japão, França, Portugal, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Brasil, Árabe, Espanha e México.
Só na primeira noite, a barraca alemã vendeu mais de 800 pratos. Na barraca francesa, foram mais de 500 crepes. Na barraca da Suíça, os números impressionam ainda mais: foram mais de 2 mil doces e mais de 1.200 fatias de bolos e tortas. A barraca japonesa comercializou mais de 220 combinados, 550 yakisobas, 430 temakis e 755 pastéis. Na barraca da Itália, mais de 450 pratos de macarrão e 550 pizzas. E mais de 1.100 litros de chope foram consumidos, nas ilhas espalhadas pela área do evento.
Hoje as atrações serão o grupo Samba das Mina e os cantores Debora Defina e Seu Moço.
Gastronomia internacional
Quem for à Festa das Nações para provar iguarias de outros países vai se deliciar – o evento reunirá no mesmo espaço o que tem de melhor nas cozinhas alemã, portuguesa, americana, árabe, francesa, italiana, japonesa, suíça, argentina, brasileira, chilena, espanhola e mexicana.
Iniciando a viagem para a Alemanha, a barraca Alemã oferece comidas típicas do país, como o ‘Bratwurst’, um salsichão assado na brasa com molho especial de mostarda. Também fazem parte do cardápio o ‘Terá Wurstsalad’, um duo de salsichas alemãs composto de salsicha branca alemã e salsicha Viena; ‘Frikadeller’, porção com seis bolinhos de carne moída; ‘Schnitzel’, lombo de porco à milanesa, e Strudel de maçã.
Na barraca francesa, o Boeuf Bourguignon, que acompanha arroz e batatas, está sendo o carro-chefe, mas também estão sendo comercializados crepes salgados de muçarela e catupiry ao molho bechamel, e de frango. Entre as sobremesas, a surpresa deste ano nos crepes doces são os recheios, que levam creme de avelã, calda de morango e sorvete de creme; além do flambado com conhaque, que é servido com sorvete de creme e calda de banana.
Para quem não abre mão de passar na barraca americana, a batata frita no cone é uma das opções, mas há batata recheada com frango com catupiry ou catupiry e bacon; cachorro quente e o tradicional hambúrguer americano.
Já na barraca árabe, as iguarias ficarão por conta da porção de charuto, a tradicional coalhada seca (acompanha pão sírio), esfiha de carne, quibe assado e pão sírio.
Para quem quiser se deliciar com a culinária italiana, foram selecionadas opções com penne, espaguete, mini pizzas e até polenta cremosa. Entre as massas, será possível escolher entre Penne ao molho branco, Penne ao molho branco especial com bacon e calabresa, Penne ao sugo, Penne ao sugo especial com bacon e calabresa, Espaguete ao sugo, espaguete ao sugo especial com bacon e calabresa, Espaguete à bolonhesa, polenta cremosa com molho de frango ou molho de carne moída, mini pizza marguerita e de presunto com muçarela).
Na barraca portuguesa, pedidas que são sucesso em todas as edições da Festa da Nação são o ‘Bolinho de bacalhau’ e o pastel de Belém, feito com massa folhada.
Aterrissando no Japão, a barraca japonesa oferece pratos conhecidos por aqui, como Yakisoba, além de temakis diversos, combinados de sashimi e sushis, e pastéis.
Para quem ainda não foi, aproveite. O ingresso tem preço único de R$ 5. O evento solidário começa a partir das 19 horas, no Serviço Social São Judas Tadeu.
Serviço
Festa das Nações
Data: 10 de junho
Horário: 19h
Entrada: R$ 5,00
Local: Serviço Social São Judas Tadeu – Rua José Bonifácio, 1.598
- Cidades2 dias
Jovem tenta disfarçar, mas acaba preso em flagrante por tráfico em Rio Preto
- Cidades2 dias
Operador é surpreendido por proprietária furtando caixa de restaurante
- Política1 dia
Justiça Eleitoral determina retirada de propaganda com pesquisas de Valdomiro
- Cidades2 dias
Operação da PM recupera 14 presos de ‘saidinha’ na região de Rio Preto