Cultura
Barretos se transforma em cidade de barracas com mais de 26 mil acampantes
De 12 a 16 de julho, o Parque do Peão vai acomodar mais de 26 mil desbravadores do Estado com idades entre 10 e 15 anos
De 12 a 16 de julho, o parque onde acontece a famosa Festa do Peão de Barretos, vai se transformar numa cidade de barracas. O local vai acomodar mais de 26 mil desbravadores do Estado de São Paulo com idades entre 10 e 15 anos, além de adultos que lideram esses juvenis e adolescentes. A megaestrutura para receber essa galera inclui uma área de acampamento de 159.000 metros quadrados, supermercado, hospital 24 horas, postos de atendimento médico, mais de 300 profissionais da saúde, livraria e até mesmo um shopping.
A estrutura também inclui 600 chuveiros, 1.132 cozinheiros, quase dois mil monitores, 300 seguranças, 229 pessoas na fiscalização e higienização dos banheiros, entre outros profissionais e voluntários das mais diversas áreas.
Recorde
A oitava edição do Campori (acampamento) de desbravadores (um movimento semelhante aos escoteiros) de São Paulo atrairá 600 Clubes de Desbravadores, o que representa uma população maior do que 412 municípios do Estado, que possuem menos de 25 mil habitantes, segundo o IBGE. O evento ocorre a cada 5 cinco anos, sendo o primeiro realizado em 1987, e esta é a maior edição em número de acampantes.
Nesta edição, o tema será “Fé Invencível” se baseia na história do personagem bíblico João. “O objetivo do nosso acampamento é educativo, são ensinados valores morais, éticos e religiosos para os nossos jovens”, conta Jeferson Silva, idealizador do evento.
Uniformizados e com um lenço amarelo no pescoço, os desbravadores se reunirão na arena do parque de manhã e à noite, e ao longo do dia realizarão atividades recreativas, esportivas, de nós e amarras, em meio à natureza, entre outras.
Quem são os desbravadores?
São meninos e meninas de 10 a 15 anos, de diferentes classes sociais, cor e religião. Reúnem-se, geralmente, uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
Vibram com atividades ao ar livre, gostam de acampamentos (o campori é o evento que eles mais aguardam), caminhadas, escaladas e explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstram habilidade com a disciplina por meio de ordem unida e têm a criatividade despertada pelas artes manuais.
Combatem o uso de fumo, álcool e drogas. Trabalham em equipe e buscam ser úteis à comunidade por meio de ações sociais e campanhas comunitárias.] Em tudo o que fazem, procuram desenvolver o amor a Deus. O Ministério dos Desbravadores é mantido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.
- Cidades2 dias
Salão de eventos Garden Noor inaugura com grande festa em Rio Preto
- Cidades1 dia
Suspeito de homicídio em Mirassol, adolescente é apreendido pela PM
- Cultura1 dia
Jesus Day: mais de 30 mil pessoas são esperadas neste sábado
- Política2 dias
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 6 de setembro