Cultura
Ação cultural com jovens no bairro Santo Antonio termina com grafitagem em muros
O encontro teve como foco o papel da arte urbana na sociedade atual
“Asas da Periferia” foi o tema da ação cultural realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santo Antônio, em Rio Preto. O objetivo foi discutir a influência do grafite na comunidade com uma roda de conversa e um workshop. Na sequência, os participantes fizeram a grafitagem nos muros internos da unidade.
Participaram da atividade, nesta quinta-feira, dia 26, integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Santo Antônio. Breno Pereira de Souza, 16 anos, acredita que a interação da arte com a população faz muita diferença na vida dos jovens, principalmente dos que vivem nas periferias. “A rua ensina. Se não tiver alguma ação ou algum profissional que te ajude e estimule a desenvolver novas habilidades, não tem jeito, não tem transformação”.
O evento reforçou que o grafite possibilita aos jovens a valorização de si mesmo e do seu território. “A presença da arte no cotidiano urbano tem um impacto significativo na comunidade, inspira e estimula a criatividade. Dá voz aos jovens que, por meio da arte, conseguem ser protagonistas na construção de novos projetos de vida”, diz Helena Marangoni, secretária de Assistência Social.
Durante a atividade, os jovens refletiram sobre a arte urbana e potencializaram o que aprendem nos encontros, fazendo a pintura nos muros, ou seja, deixando as suas marcas na unidade.
Arte Urbana
Toda manifestação artística realizada nas ruas como pinturas, grafites, esculturas, estátuas vivas e demais apresentações, bem diferente das ações de vandalismo. Essas formas de expressão ocorrem em ambientes públicos e interagem diretamente com o público que circula por esses locais.
Grafite
Uma das principais formas de arte urbana. Os desenhos são feitos à mão com a utilização de tinta spray colorida e cobrem muros, fachadas e paredes pelas cidades. O seu objetivo principal é ocupar os espaços e deixar algum tipo de reflexão para quem os vê.