Redes Sociais

Cultura

Artistas de Rio Preto oferecem mentoria gratuita para projetos de arte e cultura

Iniciativa é das produtoras e atrizes Simone Moerdaui e Vanessa Palmieri e viabilizada pelo Prêmio Nelson Seixas

Publicado há

em

Tem um projeto guardado na gaveta esperando abrir a inscrição para o próximo edital de fomento à arte e à cultura? Já tentou várias vezes e não conseguiu ser contemplado? Quando lê um edital fica com muitas dúvidas? Estão abertas até segunda-feira, dia 9 de outubro, as inscrições para a Mentoria de Projetos Artístico-culturais, coordenada pelas produtoras e atrizes Simone Moerdaui e Vanessa Palmieri, integrantes da companhia Cênica, de São José do Rio Preto.

A atividade acontece ao longo de outubro de 2023, através do Prêmio Nelson Seixas, da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Serão realizados três encontros presenciais de orientação voltada a projetos de arte e cultura já escritos, quase finalizados ou em fase de execução. Podem participar artistas, estudantes e grupos interessados, com responsáveis a partir dos 18 anos. As inscrições são gratuitas, via formulário online. Os projetos devem ser enviados no ato da inscrição, apontando dúvidas e necessidades.

A partir de seus saberes e práticas acerca do processo de elaboração, produção e execução de projetos artístico-culturais, as artistas irão analisar, fornecer devolutivas e buscar sanar eventuais dúvidas referentes às propostas.

Os encontros de orientação acontecem na Sede Cênica, no Jardim dos Seixas. Dias 21 e 22 de outubro (sábado e domingo), das 8h às 13h, serão realizadas conversas individuais com a(s) pessoa(s) responsável(eis) por cada projeto. Já dia 28 de outubro (sábado), das 8h às 13h, haverá um encontro coletivo ou encontros individuais, de acordo com a demanda da totalidade dos projetos. 

Durante a jornada, serão apreciadas questões como a estrutura do projeto a partir dos campos exigidos em editais, organização textual, coerência e viabilidade logística e financeira, entre outras.

São oferecidas vagas para 15 projetos. Caso o número de inscrições ultrapasse o de vagas, as orientadoras farão uma seleção, tendo em vista aqueles com os quais possam contribuir mais efetivamente e, em segundo lugar, aqueles que envolvam um maior número de pessoas em sua ficha técnica. A pessoa responsável pela inscrição de cada proposta receberá um retorno por e-mail até 13 de outubro. 

Ao final, cada artista ou grupo participante deverá gravar um vídeo de até três minutos com um depoimento sobre sua experiência com a mentoria. Um vídeo final será compartilhado nas redes sociais, a fim de contemplar outras pessoas interessadas.

“Trata-se de uma ação, inédita em Rio Preto, de compartilhamento e troca de saberes e fazeres que buscará contemplar, diretamente, de modo personalizado e prático, necessidades específicas de artistas e grupos que decidiram se aventurar na seara da elaboração e da produção de seus projetos, de modo a contribuir para que conquistem avanços efetivos no sentido de sua autonomia e manutenção enquanto artistas atuantes em nossa cidade”, consideram as artistas.

Sobre as coordenadoras

Simone Moerdaui éprodutora, atriz e graduada em Ciências Sociais pela USP. Participou de equipes de produção do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto na década de 1990. Desde 2011, integra a equipe administrativa, de gestão e produção da Cênica, sediada em S. J. do Rio Preto. É responsável pela produção textual e corresponsável pela elaboração, coordenação e produção de projetos de montagem e circulação de espetáculos, da Mostra Cênica Resistências (2014-presente) e do Território Cênico (2016-presente), contemplados em editais do ProAC – Programa de Ação Cultural, SESI-SP e do Prêmio Nelson Seixas. Atualmente, também é corresponsável pela coordenação de produção de projetos da Cia. Arte das Águas, de Ibirá/SP, contemplados em editais do ProAC. Autora do projeto de videoaula “Da cabeça ao papel – a escrita nos projetos culturais”, disponível no YouTube.

Vanessa Palmieri, como atriz, participou de vários grupos e montagens em São José do Rio Preto. Integra o elenco de 10 espetáculos do repertório da Cênica, além de participar de diversos trabalhos na área de audiovisual. Como produtora, integra a equipe administrativa e de produção da Cênica desde 2011. Participou da elaboração e gestão financeira de diversos projetos de difusão e formação, contemplados em editais do ProAC e do Prêmio Nelson Seixas, de S. J. do Rio Preto, como a Mostra Cênica Resistências e o Território Cênico. Participou como orientadora do Programa de Qualificação em Artes – Grupo e ministrou oficinas sobre gestão de espaços independentes. É responsável pela gestão financeira de projetos como “Memórias do Isolamento”, de Graziela Delalibera, contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas e “Asè Festival Cultural”, de Beta Cunha e Jaqueline Cardoso, “Arteiros pra mais de 100” e outros projeto da Cia Arte das Águas de Ibirá/SP. Realizou o projeto de videoaula “Produção, pra quê?”, disponível no YouTube.

SERVIÇO:

Mentoria de Projetos Artístico-culturais, com Simone Moerdaui e Vanessa Palmieri

Inscrições: até segunda-feira, dia 9/10, clicanos neste link

Divulgação do resultado nos e-mails das pessoas responsáveis pelas inscrições: até 13/10

Encontros de mentoria: 21 (sábado), 22 (domingo) e 28/10 (sábado) das 8h às 13h

Local: Sede Cênica (Avenida das Hortênsias, 263, Jardim dos Seixas, São José do Rio Preto)

Público-alvo: artistas, grupos e estudantes de artes a partir de 18 anos

Gratuito

AS MAIS LIDAS