Cultura
Em Rio Preto, projeto resgata tradições de brincadeiras antigas com crianças e adultos
Aulas gratuitas em projetos sociais e abertas ao público serão realizadas de 14 a 21 de outubro

O projeto Brincar- Resgatando Tradições, contemplado pela Lei Nelson Seixas, fomento cultural da Secretaria de Cultura de Rio Preto, tem a proposta de ensinar às crianças de hoje, as brincadeiras de antigamente.
A ação visa oferecer, de forma gratuita, 5 aulas/encontros com duração de 1h30 cada, totalizando 7h30 minutos de atividades, onde o professor irá trabalhar brincadeiras antigas com os alunos. O objetivo é, resgatar as tradições que veem com o tempo sendo esquecidas pelas crianças, que muitas das vezes passam o tempo livre atrás das telas ao invés de explorarem as atividades que envolvam o movimento, a sociabilidade e a interação.
Ao participarem de jogos de amarelinha, pular corda, esconde-esconde, peteca, dominó entre outras brincadeiras tradicionais, as crianças aprendem a trabalhar em equipe, a competir com regras, a lidar com vitórias e derrotas e desenvolver habilidades sociais importantes. Elas também têm a oportunidade de se conectar com a história e a cultura do seu próprio país, conhecendo as raízes de onde vieram.
Poderão participar crianças de 5 a 9 anos, porém a aula será aberta aos, pais, tios e/ou avós, caso queiram participar e contar suas experiências e participando ativamente das atividades deixando o processo ainda mais profundo quando se trata de trazer à tona as tradições culturais. Serão oferecidas 20 vagas por encontro.
Dos cinco encontros, dois serão em um projeto social chamado Casa de Eurípedes e serão exclusivos para alunos, outros três acontecerão no espaço cultural Vivarte, abertos à população e gratuitos.
Projeto Brincar- Resgatando Tradições
Aulas abertas
14/10 das 09h30 às 11h
15/10 das 15h às 16h30
21/10 das 13h às 14h30
Local: Espaço Cultural Vivarte – Av: Getúlio Vargas 847, São Francisco
Professores: Gustavo Gutierre e Alana Ornellas
- Cidades10 horas
Homem é assassinado e tem órgão genital mutilado, na região
- Cidades1 dia
Motorista de app é sequestrada e estuprada por passageiro em Rio Preto
- Cidades2 dias
Obras na Washington Luís interditam acesso em Mirassol a partir de segunda (14)
- Política2 dias
Empreendedores paulistas terão dupla visita antes de multas, determina nova lei