Redes Sociais

Cultura

Musical sobre a vida de Carmen Miranda terá curta temporada em Rio Preto

Os ingressos são gratuitos e devem ser solicitados através do site do Sesi

Publicado há

em

Foto: Divulgação

No dia 3 de novembro, sexta-feira, estreia em São José do Rio Preto, o musical “Carmen, a
Grande Pequena Notável”. O espetáculo cumpre curta temporada, até o dia 17 de novembro, no teatro do Sesi “Waldemar de Oliveira Verdi”.

Com a proposta de apresentar a trajetória de Carmen Miranda (1909-1955) para toda a família, o musical “Carmen, a Grande Pequena Notável”, dirigido por Kleber Montanheiro, já foi visto por milhares de pessoas, tendo sua estreia em 2018 no CCBB São Paulo, no contexto das comemorações aos 110 anos de Carmen Miranda.

Em cena, no papel de Carmen Miranda, a premiada atriz Amanda Acosta. O elenco ainda conta com a participação de Daniela Cury, Gustavo Rezende, Gabriella Britto, Jonathas Joba, Júlia Sanchez e Roma Oliveira, além dos músicos Maurício Maas, Betinho Sodré, Monique Salustiano e Fernando Patau.

O musical é inspirado no livro homônimo de Heloisa Seixas e Julia Romeu, vencedor do Prêmio FNLIJ de Melhor Livro de Não-Ficção (2015). Portuguesa radicada no Brasil, Carmen Miranda tornou-se um dos maiores símbolos da cultura brasileira. Para contar sua história, a produção adota a estrutura, a estética e as convenções do Teatro de Revista Brasileiro – um marco na época – no qual a artista também se destacou.

“Utilizamos a divisão em quadros, o reconhecimento imediato de tipos brasileiros e a musicalidade presente, colaborando diretamente com o texto falado, não como um apêndice musical, mas sim como dramaturgia cantada”, explica o diretor Kleber Montanheiro.

Esse tradicional gênero popular faz parte da identidade cultural brasileira, mas, recentemente, está em processo de desaparecimento da cena teatral por falta de conhecimento, preconceito artístico e valorização de formas americanizadas e/ou industrializadas de musicais. O musical é inspirado no livro homônimo de Heloisa Seixas e Julia Romeu, vencedor do Prêmio FNLIJ de Melhor Livro de Não-Ficção (2015). A encenação tem a proposta de preservar a memória sobre a “pequena notável”, como a cantora era conhecida, e sobre a época em que ela fez sucesso tanto no Brasil como nos Estados Unidos, entre os anos de 1930 e 1950. Por isso, os figurinos da protagonista são inspirados nos desenhos originais das roupas usadas por Carmen Miranda; já as vestes dos demais personagens são baseadas na moda dessas décadas.

 “As interpretações dos atores obedecem a prosódia de uma época, influenciada diretamente pelo modo de falar ‘aportuguesado’, o maneirismo de cantar proveniente do rádio, onde as emissões vocais traduzem um período e uma identidade específica”, revela Montanheiro.

A cenografia reproduz os principais ambientes propostos pelo livro. Esses espaços físicos são: o porto do Rio de Janeiro, onde Carmen desembarca ainda criança com seus pais; sua casa e as ruas da Cidade Maravilhosa; a loja de chapéus, onde Carmen trabalhou; o estúdio de rádio; os estúdios de Hollywood e as telas de cinema; e o céu, onde ela foi cantar em 5 de agosto de 1955. Cada cenário traz ao fundo uma palavra composta com as letras do nome da cantora em formatos grandes. Por exemplo, a palavra ‘MAR’ aparece no porto, e ‘MÃE’, na casa dos pais da cantora.

Os ingressos são gratuitos e devem ser solicitados através do site da entidade, clicando aqui (a solicitação de ingressos para o espetáculo estará disponível a partir do dia 27/10). A classificação é livre.

SERVIÇO

Apresentações e horários
Serão apenas 08 apresentações nas seguintes datas e horários:
03/11 – 20h
04/11 – 20h
05/11 – 19h
08/11 – 20h
09/11 – 14h *
15/11 – 20h
16/11 – 14h *
17/11 – 20h

*Estas apresentações serão oferecidas para grupos de escolas da rede pública, e na possibilidade de lugares disponíveis, também será aberta ao público.

Local: Teatro “Waldemar de Oliveira Verdi” do Sesi  – Av. Duque de Caxias , 4.656
Telefone: (17) 3231-8600
Whatsapp: (17) 99679-8858
e-mail: [email protected]

Entrada franca, com informações e ingressos solicitados através do portal do site do Sesi.

AS MAIS LIDAS