Redes Sociais

Cultura

Solenidade do Prêmio Acirp acontece nesta quarta-feira (18); conheça os vencedores

Em sua 65ª edição, premiação da Associação Comercial outorga Diploma de Mérito para nove empresas que geram riquezas e oportunidades para o município

Publicado há

em

O Prêmio Acirp é o maior evento realizado pela Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp), premiando desde 1956 empresas que se destacaram em seus setores de atuação. E, nesta quarta-feira (18), a Solenidade de entrega do Prêmio Acirp 2023 tem o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto como palco de homenagem aos vencedores da premiação. Cerca de 500 empresas já foram premiadas nessas mais de seis décadas. Desde sua criação, o Prêmio Acirp acontece anualmente, tendo apenas que ser pausado no período da pandemia.

Após o hiato de dois anos, a premiação totalmente gratuita foi retomada no ano passado e chega em 2023 com exemplar critério de avaliação, reconhecendo empresas que geram emprego e produzem riqueza; além de certificar o talento empreendedor de quem transforma e engrandece São José do Rio Preto, e, ainda, exalta histórias e trajetórias que inspiram outros empresários.

Nesta edição, sagraram-se vencedoras as seguintes empresas: Flower Agronegócios, na categoria Agronegócio; Fort Luz Materiais Elétricos, na categoria Comércio; Aluvetro Esquadrias de Alumínio, na categoria Indústria; Rissi Contabilidade Médica, na categoria MPE; Netspeed Sistemas, na categoria Serviços e Pizzaria San Remo, na categoria Tradição. Ligya Aliberti, da Multivias Comunicação, é a vencedora da categoria Jovem Empreendedor, e Valéria Foz, do Eco Resort Foz do Marinheiro, a Mulher Empreendedora de 2023.

Completa o time de premiados, o hotel Hilton Garden Inn São José do Rio Preto, eleito como Empreendimento do Ano. Este, por indicação do corpo diretivo da entidade, levando em consideração o investimento, o impacto para a cidade e região, o ano corrente de inauguração, a geração de impostos e a geração de empregos.

O Prêmio Acirp é democraticamente aberto a todas as empresas associadas à entidade. O processo que contempla as empresas é rigoroso, criterioso, ético e, acima de tudo, transparente. Uma comissão de diretores avalia, sob o rigor e a transparência do Código de Ética da Acirp e do regulamento do Prêmio, de forma objetiva e criteriosa, os questionários respondidos pelas empresas inscritas.

“São premiadas empresas que, juntas, mantêm um público consumidor diversificado, realizam negócios com diversos Estados do Brasil abrindo novos mercados, geram centenas de empregos diretos, realizam investimentos em infraestrutura e tecnologia, promovem inovação de produtos e aplicam efetivas ações de responsabilidade socioeconômica e ambiental em seus negócios”, explica o presidente da Acirp, Kelvin Kaiser.

A candidatura se fez exclusivamente pelo preenchimento de um formulário online com 57 itens divididos em eixos temáticos que englobam Apresentação da empresa; Estrutura Física; Controle, Processos e Qualidade; Gestão de Pessoas; Comunicação e Relacionamento com Clientes; Inovação; Sustentabilidade Empresarial – ESG; Associativismo e Relacionamento com a Acirp.

Ações de responsabilidade socioeconômica e ambiental, a existência de um Código de Ética e o empreendedorismo de seus dirigentes também foram itens avaliados, já que demonstram a competitividade das empresas. Todas as respostas são pontuadas e a empresa vencedora é aquela que acumula o maior número de pontos. O formulário é o mesmo para todas as categorias, mudando apenas o peso atribuído a cada resposta.

A validação do questionário é obrigatoriamente feita com o envio de um book de evidências que comprove o conteúdo preenchido no formulário online. E o presidente da Acirp destaca a qualidade do material recebido neste ano. “Ficamos alegre com o grau de maturidade das empresas com as evidências recebidas. Temos gestões e metodologias que merecem ser compartilhadas e servir de exemplo para demais empreendedores. São verdadeiras receitas de como fazer o negócio dar certo e se tornar referência no mercado.”

Por ser indispensável e balizador das empresas vencedores, o preenchimento do formulário de evidências equivale a um rico diagnóstico, alçado à categoria de consultoria. Conforme os proprietários vão respondendo, já percebem o que está bem e o que deve ser melhorado. Independentemente de ser vitorioso na edição, todos os inscritos recebem uma análise e feedback da sua empresa.

Alguns cuidados são adotados para reforçar ainda mais a lisura do Prêmio, como proibir que empresas com participação de algum diretor da entidade se candidatem; que o Prêmio seja entregue a alguma empresa já agraciada com o Diploma nos últimos dez anos ou, ainda, que a empresa não cumpra com suas obrigações legais.

Cada uma das categorias também possui suas especificidades. Para concorrer na categoria MPE, considera-se aqueles que aufiram receita bruta igual ou inferior a R$4.800 milhões. Já para consagrar-se Mulher Empreendedora, somente são aceitas inscrições de empresas detidas majoritariamente por uma mulher. Regra aplicada para o Jovem Empreendedor dita que a empresa deve indicar um de seus sócios-fundadores, com no máximo 40 anos de idade. Para a categoria Tradição, a empresa inscrita deverá ter no mínimo 25 anos de fundação.

“Diferentes tipos de premiação existem hoje no mercado, cada uma delas com seu parâmetro. Mas, o reconhecimento por mérito é muito mais satisfatório para o empresário em virtude de tudo que foi planejado e executado. Por isso o Prêmio Acirp acontece, para validar e enaltecer todo o empenho e esforço do empreendedor e da sua equipe. Temos por missão reconhecer o mérito das empresas que geram riquezas e oportunidades para São José do Rio Preto. Conseguimos, assim, de forma ética e democrática, trazer luz aos empreendimentos e empresários que fizeram a diferença no cenário econômico e são exemplos de boas práticas”, completa o presidente da Acirp.

Este ano, houve um aumento de 30% no número de inscritos, em relação ao ano passado. A única categoria que não entra no processo de inscrição e avaliação por formulário e book de evidências é o Empreendimento do Ano, já que esta é uma indicação da Diretoria da Acirp, levando em consideração o impacto econômico gerado na cidade em seu ano de lançamento.

A cerimônia, que volta a ocupar o mesmo espaço de 2010, quando o então presidente Mauricio Bellodi realizou a premiação o Teatro, ganha ainda mais admiração já que acabou de ser reinaugurado após quase três anos de reforma, ampliação e revitalização, em alusão aos seus 50 anos de fundação completados em 2023. O evento é totalmente gratuito e os convites estão esgotados. 

SERVIÇO
Solenidade de Entrega do Prêmio Acirp 2023 e Comemoração dos 103 da Associação

Data: 18 de outubro (quarta-feira)
Horário: a partir das 19h30
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Entrada Gratuita  

AS MAIS LIDAS