Cultura
“Revolta”: movimento cobra presença de artistas negros em exposição cancelada
“Elevação” ocorreria em Rio Preto entre os dias 6 e 30 de novembro para celebrar o mês da Consciência Negra
A exposição “Elevação”, que ocorreria em Rio Preto entre os dias 6 e 30 de novembro para celebrar o mês da Consciência Negra, foi cancelada após muita pressão dos Movimentos Negros locais. Representantes dos grupos emitiram uma carta aberta neste domingo (5) na qual cobram a Associação Comercial (Acirp) sobre evento. De acordo com o documento, apenas o curador da exposição era negro e os trabalhos expostos teriam a participação somente de artistas brancos. No comunicado, é destacada “revolta” com a situação.
“Entendemos que qualquer articulação que vise silenciar o protagonismo do nosso povo em eventos voltados a Consciência Negra, que tem como objetivo justamente reconhecer e valorizar a luta e a identidade dos negros e negras, é estruturalmente racista”, frisa outro trecho do texto.
Por fim, a carta explica que no último dia 31 de outubro, após reunião realizada entre os integrantes dos movimentos negros com a diretoria da Acirp, o evento foi oficialmente cancelado.
Leia a íntegra da carta aberta:
“São José do Rio Preto (SP), 05 de novembro de 2023.
Carta Aberta à população de São José do Rio Preto
Nós, integrantes dos movimentos negros de São José do Rio Preto/SP, viemos através desta carta demonstrar nossa indignação com o núcleo de Economia Criativa da Associação Comercial de São José do Rio Preto (ACIRP) no que tange à uma ação cultural voltada à Consciência Negra, evento que seria realizado entre 06 e 30 de novembro nos espaços da
organização.
Ocorre que tal exposição de arte coletiva, denominada “Elevação”, seria uma edição especial do mês da Consciência Negra com apenas obras de 12 artistas brancos e brancas, com exceção do curador, sem o devido convite a participação de artistas negros da região.
A história da negritude brasileira, desde sempre, é contada da perspectiva colonizadora, branca e normativa. É inadmissível que, com o passar do tempo e com tantas lutas antirracistas, este comportamento continue tirando do povo negro a oportunidade de contar a sua própria
história.
Entendemos que qualquer articulação que vise silenciar o protagonismo do nosso povo em eventos voltados a Consciência Negra, que tem como objetivo justamente reconhecer e valorizar a luta e a identidade dos negros e negras, é estruturalmente racista.
Quando não há representatividade negra, não existe evento, festa, exposição ou qualquer tipo de produção voltado para a Consciência Negra e sim a intenção de apagamento do nosso povo.
Com isso, no dia 31/10/2023, foi realizada uma reunião entre integrantes de movimentos negros juntamente com o vice-presidente da ACIRP Osvaldo Nascimento, onde optamos pelo CANCELAMENTO da exposição “Elevação”. Esta decisão, deliberada coletivamente, foi alinhada por entendermos a falta de legitimidade e reprodução da ótica da branquitude sobre a cultura, história e arte negra na elaboração e produção da mostra cultural.
Como diria Zumbi dos Palmares, “é chegada a hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça racial”, e isso só será possível quando entendermos, de fato, o que é o racismo e os impactos sociais da visão unilateral da branquitude sobre outras etnias e, consequente, o silenciamento
de vozes da negritude sobre sua própria identidade.
Sendo assim, reforçamos nossa luta coletiva contra qualquer tipo de preconceito, discriminação e opressão, sobretudo contra a comunidade negra. Estaremos atentos e continuaremos combativos a qualquer injustiça racial apresentada em nosso município.
Atenciosamente;
Conselho Municipal Afro (CMA), Movimento Negro Unificado (MNU/SJRP), União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro/SJRP), Coletivo Beta Cunha, Instituto Negrário e Projeto Afrontosamente.
Com apoio de: Coletivo Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser, Núcleo de apoio à Reforma Agrária (NARA), Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC/SJRP), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL/Rio Preto), Casa de Criar Escritório de Arte, Juventude do Partido dos
Trabalhadores (PT/SJRP) e Juntos Contra a Fome”.
- Cidades2 dias
Salão de eventos Garden Noor inaugura com grande festa em Rio Preto
- Cidades1 dia
Suspeito de homicídio em Mirassol, adolescente é apreendido pela PM
- Cultura1 dia
Jesus Day: mais de 30 mil pessoas são esperadas neste sábado
- Frederico Tebar2 dias
Confira as notícias da coluna do jornalista Frederico Tebar