Cultura
‘Samba e Ancestralidade’ celebra Dia da Consciência Negra
Com entrada gratuita, projeto contemplado pela Lei Nelson Seixas será apresentado no Clube do Lago
O projeto ‘Samba e Ancestralidade’, contemplado pela Lei Nelson Seixas, fomento da Secretaria Municipal de Cultura, se apresenta nesta segunda-feira, 20/11, às 17h, no Clube do Lago. A entrada gratuita é gratuita.
Idealizado pela cantora, compositora e produtora artística Elis Bohrer, a apresentação contará com a participação de mais de 15 artistas, entre musicistas, atores, poeta e capoeiristas.
Com a integração entre música, performance cênica, literatura e dança, usando da maneira descontraída que somente o samba oferece, a apresentação satiriza intervenções sonoras e políticas no estilo musical.
O público pode esperar uma noite divertida com a presença da figura do malandro, Seu Zé, incorporado pela atriz Lila Santiago, e também a sabedoria da personagem Sol, interpretada por David Balt.
A música ficará por conta da cantora Elis Bohrer, do percussionista Emerson Carolino, do contrabaixista Cláudio Junbass, do violonista Zeca Barreto que também marcará presença, assim como o cavaquinista Marquinho Castro e o baterista Rogerio Pinheiro.
O poeta Ivan Reis homenageará a escritora Carolina de Jesus, além de apresentar trechos de suas obras autorais. A gigante boneca de Tereza de Benguela, produzida por Luciana Figueiredo animará a plateia, enquanto bonecas, réplicas da Abayomi (bonecas de tecido), serão entregues gratuitamente ao público. Tudo isso com um figurino produzido carinhosamente por Márcia Capeline, a partir da importante contribuição de Cláudia Prestes.
‘Samba e Ancestralidade’ recebe motivos especiais com a participação da Associação Refúgio Cultural Capoeira Angola (Arcca), escola liderada pelo contramestre Eddy Angoleiro, que trará suas contribuições apresentando ao público o samba rural e jongo.
“O projeto partiu da necessidade de recontar a história do samba, que passou por tentativas de apagamento ou alteração de sua origem (africanizada), mas não sucumbiu a essas inúmeras investidas. Também será uma oportunidade para celebrarmos este estilo musical que tanto contribui na história da música brasileira”, conta Elis Bohrer. Bebidas, acarajé e outros quitutes serão comercializados pela cozinha afetiva Point do Acarajé.
Marcha
Uma marcha pelo Dia da Consciência Negra vai se concentrar, a partir das 16h, na Praça Jornalista Leonardo Gomes (calçada da Av. Philadelpho Manoel Gouveia Neto), seguindo às 17h, à direita em direção à Av. Duque de Caxias, acesso abaixo do Viaduto Abreu Sodré, pela pista de caminhada da Av. Duque de Caxias até o local de dispersão, Anfiteatro Nelson Castro, em frente ao Complexo Swift e ao Clube do Lago, onde se dará o Samba e Ancestralidade.
O projeto Samba e Ancestralidade é produzido com os recursos da Lei Nelson Seixas 2023, promovida pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Samba e Ancestralidade
Dia: 20/11
Abertura dos portões: 17h (som ambiente)
DJ Taroba: 18h
Samba e Ancestralidade: 20h
Local: Clube do Lago
Entrada: Gratuita
- Cidades2 dias
Operador é surpreendido por proprietária furtando caixa de restaurante
- Política1 dia
Justiça Eleitoral determina retirada de propaganda com pesquisas de Valdomiro
- Cidades2 dias
Operação da PM recupera 14 presos de ‘saidinha’ na região de Rio Preto
- Cidades1 dia
Homem invade casa de madrugada, quebra muro e joga tijolos em vítimas