Redes Sociais

Cultura

Calçadão ganha exposição inédita a céu aberto

“Anjos Pela Cidade” terá a Praça Rui Barbosa como palco durante um ano

Publicado há

em

Divulgação/ Acirp

Quantas facetas podem ser expressas na figura de um anjo? Para a Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto – Acirp – pelo menos dez delas, a partir da identidade de artistas plásticos e visuais rio-pretenses que imprimiram sua personalidade em cada uma das obras da exposição a céu aberto “Anjos Pela Cidade”, que pode ser apreciada a partir desta quinta-feira (21) na Praça Rui Barbosa.

A exposição integra o projeto “Arte Pela Cidade”, que tem a realização da Acirp, junto ao Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. São dez obras, medindo 1,75×1,45, moldadas pelo artista plástico Fernando Facchini em formato de anjos com fibra de vidro originalmente na cor cinza.

O resultado final conta com a intervenção de dez artistas, todos integrantes do Núcleo de Economia Criativa da Acirp, que ficaram livres para utilizar seus estilos e técnicas de manifestação artística para dar aos anjos uma nova perspectiva plástica que vai do realismo da técnica acadêmica até a abstração da livre aplicação da tinta acrílica.

As dez obras angelicais contemplam as mais diversas técnicas da pintura e do artesanato, com assinatura de Allan Leite da Silva, Claudia Cabral, Germana Zanetti, Rodrigo S., Edson Raposeiro, Sandra Antunes, Regina Cheida, Ju Barroso, Vera Tebar e do coletivo Dani Alves, Cristiane Carneiro, Glaucia Calegari e Vi Alves.

Para a diretora de Economia Criativa da Acirp e curadora da exposição, Drica Sanches, a intervenção inesperada da arte no ambiente urbano leva à reflexão e a um momento de respiro durante as atribulações do dia a dia. “Além da figura do anjo que remete a paz e a harmonia, os transeuntes poderão contemplar a pluralidade do exercício artístico desenvolvido em Rio Preto de forma acessível. É um grande desafio levar a arte ao encontro do público, mas, em contrapartida, é extremamente satisfatório possibilitar que muitas pessoas tenham acesso pela primeira vez a uma obra de arte.”

A exposição segue na Praça até dezembro de 2024 quando serão restauradas e ganharão novo destino, conforme prevê o projeto “Arte Pela Cidade” – uma iniciativa da Acirp aprovada junto à Lei de Incentivo à Cultura Federal – Lei Rouanet, que visa o acesso pleno e democrático a Cultura para toda a população de Rio Preto e sua respectiva região metropolitana, com programação gratuita realizada em espaço público e que contemple ações artísticas por toda a cidade.

AS MAIS LIDAS