Cultura
Bloco Toca da Carlota abre Carnaval de Rio Preto esperando púbico de 10 mil foliões
Evento em Engenheiro Schimidt tem inicio às 14h do dia 3 de fevereiro

Já faz alguns anos que o carnaval do país vem se transformando e novos centros da alegria vem se firmando. Nesta tendência, da democratização de público e de música, desponta no mapa do Brasil, o pequeno Distrito de Engenheiro Schimidt, com pouco mais de 20 mil habitantes, que promove há sete anos o bloco Toca da Carlota, reunindo praticamente a metade da população do local. Esse é um carnaval para família, totalmente inclusivo e inspirado no Carnaval de rua do Rio de Janeiro e Cordão da Bola Preta, mantendo características de expressão espontânea de carnaval de rua, para que haja identificação com a mais legítima cultura popular.
“É o Carnaval das antigas marchinhas, as marchas-rancho, os frevos e os sambas de salão. Quando eu me vi tocando trompete na Banda de Ipanema, no Carnaval de rua do Rio de Janeiro, eu sabia que era um bloco assim que deveria criar no interior”, emociona-se Aldo Cesar Devasio, músico, empresário e fundador do Bloco Toca da Carlota.
Diferentemente das escolas de samba, em que o público é espectador, nos Blocos, o folião faz parte da celebração. Ambas as tradições têm suas próprias regras e organização, seja nas alas e fantasias das Escolas de Samba ou nas etapas fundamentais dos Blocos: Concentração, Cortejo e Apoteose.
O Bloco Toca da Carlota, reconhecido como a Abertura Oficial do Carnaval de São José do Rio Preto, acontece no sábado, que antecede ao Carnaval. Em 2024 está marcado para dia 3 de fevereiro, às 14h. A história da criação do bloco se mistura à história de amor dos fundadores, Aldo Cesar Devasio e Carla Cristina Menezes Devasio, que estão juntos há 20 anos.
“A Carlota, para mim, é minha grande inspiração. Ela é a representante da Alegria e junto a esse meu sentimento e a minha história de menino pobre em carnaval de rua e minha história de trompetista na música, tudo culminou no Bloco Toca da Carlota. Começamos com uma feijoada para amigos e hoje reunimos 10 mil pessoas”, conta o fundador.
Tudo começou em 2015, na chácara do casal. Os amigos se uniram para comer feijoada e celebrar o carnaval. A festa foi crescendo e depois de cinco anos de apresentações e sete anos de bloco, o número de foliões em 2023 chegou a 10 mil. A expectativa para 2024 é de 15 mil.
A Concentração é o ponto de partida, cheio de expectativa e emoção. O Bloco Toca da Carlota se concentra em um local histórico no Distrito, no Asilo de Schmidt, pontualmente às 14h, proporcionando uma experiência única aos idosos. Lá acontece o concurso de fantasia infantil.
O Cortejo é o momento mágico em que o Bloco se forma, desfilando pelas ruas e convidando as pessoas para se juntarem à festa. No Bloco Toca da Carlota, o desfile pelas ruazinhas de Shimidt transforma o ambiente, envolvendo os foliões em alegria e arte popular.
A Apoteose, a parte mais extensa do Bloco, é como um grande show ao ar livre. Aqui são 60 músicos, de 9 a 90 anos – amadores e profissionais. Todos os seus efetivos participantes, inclusive os músicos, vêm a pé, pé no chão, e é assim que o povo faz a festa.
A festa termina pontualmente às 19h, mas a noite continua, com pedidos aos músicos e grupos de samba para promoverem eventos pós-Bloco.
Bloco Inclusivo
A Toca da Carlota é um bloco inclusivo, já que atrai foliões crianças, idosos, jovens, adultos e pessoas com algum tipo de deficiência. Junto aos idosos do Asilo Geriátrico Deolindo Bortoluzo, o aquecimento é dedicado aos internos e de onde será dada a largada para o desfile. Assim como as crianças, a Terceira Idade sempre será merecedora de uma privilegiada e criteriosa atenção. O Projeto Guri, de Rio Preto, também é um participante ativo do Bloco Toca da Carlota.
“Sendo o futuro ancestral é assim que a gente enxerga a inclusão do nosso bloco trazendo o que foi bom e importante na música para as crianças e os jovens e levando essa alegria aos idosos que passam a ficarem distantes destas festas”, explica Carlota, a fundadora, empresária e artista digital.
Ainda no aspecto de inclusão, o Bloco Toca da Carlota gera Impacto Social e Ambiental com a Gestão de Resíduos Sólidos garantindo a economia circular e a sustentabilidade. Este processo inclui uma cooperativa de catadores de lixo.
Homenagens
A Toca da Carlota destaca, a cada ano, pessoas e instituições identificadas à cultura popular brasileira, às suas variadas expressões da música e das artes em geral, sempre partindo do princípio de alegria e espontaneidade. Em 2024 a homenagem será surpresa.
Repertório
As músicas tocadas e cantadas serão as dos carnavais eternos e outras, eleitas, as carnavalizadas, sempre definitivas, – as marchinhas, as marchas-rancho, os frevos, os sambas de terreiro ou de quadra, sambas canção, de empolgação e de exaltação, sambas de enredo, choros, maxixes, baiões e forrós, cirandas, toadas, suítes, valsas, muitas mais –, aquelas que o povo consagrou ao longo dos anos, inclusive muitas recentes.
Acesso
O acesso à Toca da Carlota é absolutamente livre. Seu perfil básico é o da alegria solta dos seus integrantes, os mais diversos, às dezenas, centenas e quem sabe de milhares a cada ano. Um grande espaço democrático e de irreverência que a caracteriza. A espontaneidade, base histórica do carnaval de rua, essência da expressão popular, é inteiramente respeitada e garantida. O bloco não usa cordas de isolamento. Todos serão protagonistas em seus desfiles.
Licenças
Todos os desfiles e apresentações da Toca da Carlota, sua programação e seus trajetos, são devidamente amparados pelas respectivas autorizações e providências por parte dos órgãos municipais e estaduais relacionados.

A anfitriã Carlota Menezes recebendo o público de todas as idades
Serviço
Bloco Toca da Carlota
Concentração: 14h no Asilo de Schmidt, pela Rua Voluntários da Pátria, 44 em direção ao centro até a Rua Coutinho Cavalcanti, desce pela Coutinho Cavalcanti até a Rua 7 de Setembro, na Estação Ferroviária, onde acontecerá a apoteose e a dispersão.
- Cidades2 dias
Mirassolense é preso em Rio Preto após tentar fuga pela contramão
- Cidades2 dias
Casal consegue furtar itens de loja no Centro, mas acaba abordado e preso
- Política2 dias
Prefeitura anuncia Marcondes de volta ao cargo de vice-prefeito
- Cidades2 dias
“Você vai levar um tiro na cara”, afirma assaltante para vítima em Rio Preto