Redes Sociais

Cultura

Concurso internacional de fotografia recebe inscrições de profissionais e amadores

Rio Preto abriga uma das etapas do 2º Brazilian International Photography Circuit. Inscrições seguem até o dia 8 de abril e todos podem participar com imagens produzidas a partir de qualquer equipamento, incluindo celulares

Publicado há

em

Daniel LYBAERT

São José do Rio Preto é uma das cidades a abrigar os julgamentos e exposições da segunda edição do Brazilian International Photography Circuit (Circuito Internacional Fotográfico Brasileiro), concurso organizado por cinco fotoclubes do País com o reconhecimento de importantes entidades do mundo.

As inscrições seguem até o dia 8 de abril e qualquer pessoa pode participar com imagens produzidas a partir de qualquer equipamento, incluindo celulares. Na etapa rio-pretense, que marcará o 2º Salão Internacional de Arte Fotográfica de São José do Rio Preto, a exposição das imagens selecionadas será feita no Riopreto Shopping no período de 24 a 30 de junho.

Segundo a diretora comercial do Riopreto Shopping, Ana Cristina Jalles Guimarães, o circuito internacional é mais um grande evento ligado à arte fotográfica que passa a integrar a programação do centro de compras. “Além das tradicionais exposições que realizamos em datas especiais, também organizamos a Temporada de Fotografia de São José do Rio Preto. É uma grande vocação do Riopreto Shopping apoiar e receber eventos de cultura, saúde, moda, meio ambiente, gastronomia e responsabilidade social. Somos reconhecidos e temos nos destacado nacionalmente por essa agenda efetiva de importantes eventos”, destaca.

O Brazilian International Photography Circuit é considerado o concurso de maior premiação do País em termos de Distinções Oficiais chanceladas por federações fotográficas. Na primeira edição, em 2023, foram inscritas 4.500 imagens de 453 artistas de 59 nacionalidades diferentes, distribuindo 695 prêmios. Neste ano, serão 830 prêmios, entre medalhas de ouro, prata e bronze, diplomas de menções honrosas, certificados digitais e catálogo virtual com as imagens premiadas.

“O concurso é uma grande vitrine da fotografia para o mundo, sendo também uma oportunidade para fotógrafas e fotógrafos conseguirem pontos para conquistar o reconhecimento de importantes federações internacionais”, comenta José Henrique Chaim, diretor do Fotoclube Rio Preto e Branco e presidente do 2º Salão Internacional de Arte Fotográfica da cidade.

Além do evento de Rio Preto, também abrigam as etapas do circuito o 42º Salão Internacional de Arte Fotográfica de São Paulo, o 27º Salão Internacional de Arte Fotográfica de Amparo, o 2º Salão Internacional de Arte Fotográfica de Brasília e o 4º Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto. “Cada etapa do circuito envolve um corpo de jurados diferente, com fotógrafos renomados de diversos países. As fotos selecionadas são expostas nesses eventos e são realizadas premiação em cada uma dessas etapas”, explica Chaim.

Em Rio Preto será realizada a última etapa do circuito. Os julgamentos estão programados para o dia 1º de junho e o início da exposição no Rio Preto Shopping para o dia 24 de junho. A partir do dia 13 de junho, também haverá uma galeria virtual, com as imagens selecionadas em cada etapa.

O regulamento e a ficha de inscrição estão no site oficial do circuito (www.braziliancircuit.com). Entre as categorias estão: livre Colorido, livre Monocromático e Imagem Criativa (cor ou PB).

Ampliação
Nesta edição, a organização do Brazilian Circuit traz uma nova patronagem, aclamada por muitos participantes; a GPU – Global Photographic Union. Fundada em 2007, com forte presença no leste europeu e no continente asiático, a associação internacional está presente em mais de 1500 concursos em todo o planeta.

O concurso conta também com o reconhecimento da FIAP – Federation Internationale de L’art Photographique (França); IAAP – International Association of Art Photographers (Macedônia do Norte) e pela CONFOTO – Confederação Brasileira de Fotografia (Brasil).

O Brazilian Circuit terá jurados com fotógrafos premiadíssimos de diversas regiões do mundo. Entre os destaques estão Amal Alameer, da Arábia Saudita; Ali Samei, do Irã; Derya Yazar, da Turquia; Minh Nguyen, dos EUA; Ms. Buket Ozatay, Cyprus; Sandipan Kar, da India; entre outros. O concurso traz ainda como jurado o atual presidente da IAAP, Vladimir Jovanovski, da Macedônia do Norte, e o italiano Riccardo Busi, atual presidente da FIAP.

SERVIÇO
2º Brazilian International Photography Circuit
Inscrições até 8 de abril
Regulamento e inscrição: www.braziliancircuit.com

AS MAIS LIDAS