Redes Sociais

Cultura

Espetáculo que homenageia Dercy Gonçalves é atração deste final de semana

Monólogo com Grace Gianoukas terá sessões gratuitas neste sábado, 27, às 20h e domingo,28, às 18h

Publicado há

em

Foto: Letícia Oliveira/JBC

O premiado monólogo “Nasci pra ser Dercy”, estrelado por Grace Gianoukas é a atração do Janeiro Brasileiro da Comédia neste sábado, 27/1, às 20h e no domingo, 28/1, às 18h. As apresentações serão no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. A entrada é gratuita e a distribuição de ingressos acontece meia hora antes das apresentações.

Escrito e dirigido por Kiko Rieser, o espetáculo presta uma homenagem a Dercy Gonçalves, uma das maiores atrizes do século XX. Desde a estreia, em janeiro de 2023, em São Paulo, o espetáculo é enorme sucesso de público e crítica, com temporada prorrogada na cidade. A turnê nacional começou em maio passado e o sucesso continua por toda a cidade em que passa.

O festival, que é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, segue até o dia 31/01, com espetáculos, formativas e debates. Tudo com entrada gratuita. Confira a programação completa no Portal da Prefeitura:

Sobre o espetáculo

Grace Gianoukas foi indicada aos prêmios APCA e Bibi Ferreira de melhor atriz pelo papel e Kiko Rieser acaba de vencer o Prêmio Bibi Ferreira 2023 na categoria Melhor Dramaturgia Original por “Nasci pra ser Dercy”. O espetáculo ainda foi indicado ao Prêmio Cenim de melhor monólogo.

Dercy Gonçalves (23/06/1907–18/07/2008) faleceu há 15 anos, aos 101 anos, sem que jamais tenha havido nos palcos brasileiros uma peça que lhe rendesse a merecida homenagem. Até agora!

O texto busca unir o apelo popular e o carisma de Dercy por meio de uma profunda pesquisa. A peça mostra a importância, muitas vezes ignorada, da atriz para o teatro brasileiro e para a liberdade feminina, bem como sua inquestionável singularidade.

Desbocada e defensora da mais profunda liberdade, era muito recatada em sua vida íntima, chegando a se casar e enviuvar anos depois ainda virgem. Contestava frontalmente a censura da ditadura militar, mas se recusava terminantemente a levantar bandeiras políticas específicas que não fossem a da irrestrita liberdade e do respeito a todas as formas de existir.

A atriz se consagrou como vedete do Teatro de Revista, mas sua maior contribuição ao nosso teatro se deu ao levar essa expertise para a comédia popular. Ela revolucionou inteiramente esta área, trazendo textos fundamentais para o Brasil e instaurando uma nova forma de interpretar, que rompia com todos os padrões e inaugurava em nossos palcos uma representação genuinamente brasileira. Amada por quase todo o país, Dercy Gonçalves é uma figura largamente reconhecida, mas pouco conhecida de fato.

“Dercy Gonçalves é retratada quase sempre como apenas uma velha louca que falava palavrão”, fala Kiko Rieser, que no texto procura revelar ao público a mulher grandiosa e complexa que ela foi. “Uma atriz vinda do teatro de revista que recriou a comédia brasileira. Uma mulher que era chamada de puta, mas que casou e enviuvou virgem, iconoclasta e devota, libertária mas avessa a qualquer bandeira, inclassificável e singular”, completa o autor.

Workshop

O autor e diretor do espetáculo “Nasci pra Ser Dercy”, Kiko Rieser, irá ministrar neste domingo, 28/01, das 10h às 13h, o workshop “Da Vida Real para a Cena”, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. A oficina que integra as ações formativas do Janeiro da Comédia busca proporcionar aos participantes, ferramentas necessárias para o processo de escrita dramatúrgica baseada em fatos e personagens reais. O workshop é gratuito e as inscrições estão disponíveis no link: riopreto.sp.gov.br/2024jbc

Em sua trajetória, o autor Kiko Rieser escreveu algumas peças baseadas em fatos reais ou biográficos, como é o caso de “Hilda e Caio” e do premiado texto “Nasci pra ser Dercy”.Toda essa trajetória lhe deu embasamento para processos de escrita baseados em fatos e/ou personagens reais, seja no teatro ou no audiovisual.

A oficina será dividida em duas partes: na primeira, serão abordadas as etapas de criação destes textos através de leituras e exemplos de cenas e da estrutura narrativa; na segunda, os participantes serão divididos em grupos e, cada grupo, irá escrever uma cena partindo de histórias reais propostas pelo dramaturgo.

Sinopse

A peça começa com uma atriz, Vera, entrando no estúdio para fazer teste para o papel de Dercy Gonçalves em um filme. Conforme vai dando suas falas, ela se revolta contra o roteiro, cheio de estereótipos. Sua mãe era grande fã de Dercy e por isso Vera cresceu conhecendo e sendo influenciada pelo exemplo dessa artista icônica. Ela então, transformando-se em Dercy, começa a mostrar quem realmente foi essa mulher à frente de seu tempo.

Serviço:

“Nasci pra ser Dercy”

Dias e horários: 27/1, sábado às 20h e 28/1, domingo às 18h

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Entrada: Gratuita

Ingressos: Distribuição no local meia hora antes do espetáculo

Classificação etária indicativa: 14 anos

Duração: 80 minutos

AS MAIS LIDAS