Redes Sociais

Cultura

Cine Panorama faz sessões gratuitas até dezembro em Rio Preto

Projeto voltado ao cinema independente promoverá 9 mostras e 2 sessões temáticas na sede da companhia Cênica, totalizando 27 exibições

Publicado há

em

Fomentar a consolidação de um espaço em São José do Rio Preto voltado à exibição regular de obras audiovisuais, fortalecendo a promoção do cinema na cidade, principalmente do cinema independente. Essa é a proposta do Cine Panorama, uma iniciativa de três coletivos rio-pretenses que trabalham com o audiovisual: Mililitros de Artes, Ipomea Filmes e Robo.art.

A programação compreende ao todo 27 sessões de cinema, que serão realizadas, entre abril e dezembro, na sede da companhia teatral Cênica, no Jardim dos Seixas, com entrada gratuita. As produções estão organizadas em 12 mostras e duas sessões temáticas, todas com exibições legendadas e em espaço com total acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos.

O cinema de São José do Rio Preto dá o tom da primeira mostra temática do Cine Panorama, a Mostra Rio Preto, que tem início nesta quarta-feira (17), 20h, com a exibição do longa-metragem Abrasasas (1985), do cineasta rio-pretense Reinaldo Volpato. O filme, que reflete sobre a juventude dos anos 1980, foi a primeira produção a colocar a cidade no circuito nacional de cinema. Na trama, que se passa na festa de aniversário da adolescente Celinha, em São José do Rio Preto, cada um de seus amigos convidados reflete sobre seus problemas e conflitos pessoais.

Produção rio-pretense

Depois da exibição do longa-metragem Abrasasas, a mostra temática rio-pretense segue no dia 24 de abril, também quarta-feira, com a exibição dos curtas Canabrava: a necessidade de expressão (1987), de Reinaldo Volpato e Romildo Sant’Anna; Colheres (2013), de Bia Lelles; e O Profeta das Cores (1995), de Leopoldo Nunes.

Já no feriado de 1º de maio, haverá uma mostra dedicada ao trabalho, a Mostra Cinema e o Mundo do Trabalho, com exibição seguida de bate-papo. Em cartaz, o filme Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumas, que contará com conversa com o sociólogo Diógenes Sgarbi. O longa propõe uma reflexão sobre as relações de trabalho a partir da história de um jovem mineiro que encontra o diário de um operário metalúrgico vítima de acidente e, a partir de suas memórias, embarca numa jornada pelas condições de vida de trabalhadores marginalizados.

A temática rio-pretense do Cine Panorama será retomada no mês de maio, no dia 8 e 15 (quartas-feiras) e a exibição dos curtas No Studio (2022), de Lucas Pelegrino; Agroflorestas (2019), de Zé Thomas; Sob um céu de estrelas errantes (2023), de Richard Mendes; O homem de bem (2016), de Vinicius Dall’Acqua, su.jei.to (2021), de Fernanda Barban e Mayk Ricardo; e Mormaço (2019), de Elissa Pomponio.

Outras mostras

Dentro da programação, ainda em maio, duas datas são reservadas a uma mostra de curtas produzidos no interior paulista, dias 22 e 29. Em junho, dias 12 e 26, acontece a Mostra LGBTQIAPN+ e uma sessão no dia 19, sob o tema Dia do Cinema Brasileiro, com bate-papo. O Cine Panorama continua em julho com a Mostra Filmes Vencidos, dias 3, 6, 10 e 13.

Já as demais exibições são: Mostra Documentários (7 e 21 de agosto); Mostra Festival do Minuto (31 de julho); Mostra de Cinema Experimental (11 e 25 de setembro e 9 e 23 de outubro); Dia Internacional da Animação (28 de outubro); Mostra Infantil Dia Internacional da Animação (02 de novembro); Mostra da Consciência Negra, com sessão de bate-papo (13 de novembro); Mostra Esquenta Boca Miúda (27 e 30 de novembro); e Mostra Esfria Miúda, com sessão de bate-papo (11 de dezembro).

Reflexões

Para potencializar as discussões e reflexões em torno de cada temática proposta pela programação do Cine Panorama, serão realizados um total de quatro bate-papos gratuitos com intérpretes de Libras, que visam, sobretudo, difundir a cultura do cinema na cidade. “Rio Preto é uma cidade com quase meio milhão de habitantes que, ao longo de sua história, contou com cerca de 20 salas de cinema de rua. Hoje, não existe nenhuma em funcionamento. Por isso, o Cine Panorama busca ofertar à população uma sala de cinema, com sessões gratuitas e voltada para a produção brasileira, principalmente o cinema independente, regional e diverso”, destacam em conjunto os organizadores.

Eles pontuam que o Cine Panorama busca fortalecer a cadeia produtiva do cinema na região de São José do Rio Preto, além de formar público regular para as iniciativas da cidade que envolvem a circulação e exibição de obras audiovisuais. “A ideia é proporcionar um canal de fruição coletiva para o audiovisual, fomentando a rede de produtores e realizadores local e regional, além de ampliar e democratizar o acesso à cultura através do cinema”, comentam.

Além das produções locais e regionais, a curadoria do Cine Panorama contou com a parceria de redes e festivais de cinema como ICine – Fórum de Cinema do Audiovisual Paulista, Festival do Minuto, Dia Internacional da Animação, Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia, entre outros.

O projeto do Cine Panorama é realizado via Lei Paulo Gustavo, por meio Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, Ministério da Cultura e Governo Federal. A iniciativa conta com apoio da companhia Cênica.

PROGRAMAÇÃO DE 17 DE ABRIL E 15 DE MAIO – CINE PANORAMA

Mostra Rio Preto

Dia 17/4, quarta

20h – ‘Abrasasas’ (1985), de Reinaldo Volpato

Dia 24/4, quarta

20h – ‘Canabrava: a necessidade de expressão’ (1987), de Reinaldo Volpato e Romildo Sant’Anna | ‘Colheres’ (2013), de Bia Lelles | ‘O Profeta das Cores’ (1995), de Leopoldo Nunes

Dia 8/5, quarta

20h – ‘No Studio’ (2022), de Lucas Pelegrino | ‘Agroflorestas’ (2019), de Zé Thomas | ‘Sob um céu de estrelas errantes’ (2023), de Richard Mendes

Dia 15/5, quarta

20h – ‘O homem de bem’ (2016), de Vinicius Dall’Acqua | ‘su.jei.to’ (2021), de Fernanda Barban e Mayk Ricardo | ‘Mormaço’ (2022), de Elissa Pomponio.

Mostra Cinema e o Mundo do Trabalho

Dia 1/5, quarta

20h – ‘Arábia’ (2017), de Affonso Uchôa e João Dumas | Sessão seguida de bate-papo com o sociólogo Diógenes Sgarbi

SERVIÇO:

Cine Panorama

Quando: de abril a dezembro de 2024

Onde: Sede Cênica. Endereço: Avenida das Hortênsias, 263, Jardim dos Seixas, São José do Rio Preto.

Entrada: gratuita

Mais informações: @cineparonama_ no Instagram

 

AS MAIS LIDAS