Redes Sociais

Cultura

Festival no Sesc Rio Preto terá programação focada na astronomia

Entre 5 e 14 de julho, unidade recebe 13 atividades gratuitas, entre oficinas, palestras, vivências, aulas abertas e bate-papos

Publicado há

em

O Sesc São Paulo realiza, entre os dias 05 e 14 de julho, a 7ª edição do FestA! – Festival de Aprender. Trata-se de um evento de estímulo à experimentação e aprendizagem em tecnologias e artes, que possibilita o encontro com artistas, profissionais, mestras e mestres populares para partilha de conhecimentos, técnicas e projetos. No Sesc Rio Preto, a programação é focada no tema astronomia, com 13 atividades gratuitas, entre oficinas, palestras, vivências, aulas abertas e bate-papos para todas as idades. Crianças menores de 12 anos deverão estar acompanhadas de um adulto.

Entre os destaques do Sesc Rio Preto, estão as vivências “Crianças de estrelas vivência e observação solar”, com Teresinha Souza, astrônoma do grupo Mulheres de Estrelas, que contará com observações do sol com telescópio, óculos especiais, bate-papo sobre o céu e universo e curiosidades astronômicas, e “Meteoritos e rochas de crateras”, com As Meteoríticas, grupo de caçadoras de meteoritos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Pesq. Dr. Nelson Falsarella, com bate-papo, exposição e contato com meteoritos encontrados em diversos locais do planeta.

Já os indígenas Anthony Karai Poty (Guarani Mbya) e Pajé Pitotó (Tupinambá Guarani) participam de dois bate-papos: “Astronomia indígena ancestral”, sobre os mistérios que envolvem o céu e suas relações com a vida sob as perspectivas dos Povos Guaranis, e “A Via Láctea e A História de Tapirapé”, em que o público terá oportunidade de ouvir, conhecer e debater sobre a rica história de Tapirapé: O caminho da Anta, ou da Via Láctea (como é conhecida a galáxia do Sistema Solar pela cultura ocidental eurocêntrica).

Ao todo, as 42 unidades do Sesc na capital, Grande SP, interior e litoral realizarão cerca de 400 atividades gratuitas como cursos, oficinas, vivências, bate-papos, oficinas e feiras para todos os públicos, tendo como uma das inspirações os conhecimentos milenares em fazeres artísticos e suas intersecções com as tecnologias ancestrais. Desta maneira, o projeto abrirá as portas das salas de oficinas, ateliês e Espaços de Tecnologias e Artes (os ETAs), e outros locais das unidades, para receber os públicos diversos em atividades em áreas como artes gráficas, fotografia, ilustração, pintura e desenho, técnicas têxteis, programação computacional, produção audiovisual, escultura, performances, e muito mais.

Partindo da ideia inspiradora “O futuro é ancestral”, presente no texto de Katiúcia Ribeiro na Le Monde Diplomatique (nov/2020) e no livro homônimo de Ailton Krenak (2022), a 7ª edição da ação em rede celebra a ancestralidade em saberes e fazeres, aproximando o público de outras cosmovisões, práticas e percursos criativos.

Além disso, o FestA! tem como um dos seus principais objetivos contribuir para a transmissão de conhecimentos, por meio de ações de desenvolvimento artístico e cultural, apresentando atividades que proponham a democratização, a troca e a multiplicação de saberes por meio do fazer artístico. Celebrando o prazer em aprender e estimulando e valorizando o potencial criativo e poético de cada pessoa. O projeto é também um convite a conhecer a programação regular de atividades formativas em Artes Visuais, que são realizadas, durante todo o ano, nas unidades do Sesc-SP.

Segundo o Diretor do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina, “por meio dessa realização, o Sesc impulsiona sua ação nas linguagens de tecnologias e artes, desenvolvidas em atividades permanentes, com objetivo de promover o bem-estar social. A partir de uma perspectiva socioeducativa, a instituição incentiva, ainda, a valorização da diversidade de manifestações culturais, a prática da convivência, e o exercício da florestania: cidadania que contempla todos os seres da natureza”.

FestA! – Festival de Aprender 2024

De 05 a 14 de julho

Programação completa no portal www.sescsp.org.br/festa

Programação no Sesc Rio Preto:

Oficina ARTEROIDES: PINTURAS DO ESPAÇO

Com ilustrador Heitor Duarte

Explore sua criatividade criando e pintando asteroides e crateras lunares usando uma variedade de técnicas e materiais inusitados. Solte sua imaginação e embarque nessa viagem artística pelo espaço sideral, onde cada pincelada é uma nova descoberta.

Dias 5 e 10, sexta e quarta, 15h às 17h. Dia 14, domingo, 10h às 12h.

Espaço de Tecnologias e Artes. Retirada de senhas 30 minutos antes. Vagas limitadas. Grátis. 12 anos.

Palestra BURACOS NEGROS, BURACOS DE MINHOCA E DOBRAS ESPAÇO-TEMPORAIS

Com Prof. Dr. Alexandre Cesar Dourado Neves

Nesta atividade, serão abordados, numa linguagem acessível ao grande público, o processo de evolução estelar até a formação de buracos negros e sua classificação, bem como o conceito de buraco de minhoca e as possibilidades teóricas de viagem no tempo.

Dia 5, sexta, 19h30 às 21h30.

Sala de Múltiplo Uso. Retirada de senhas 30 minutos antes. Vagas limitadas. Grátis. 14 anos.

Oficina PEDRA DAS GALÁXIAS

Com Artesã Mari Oliveira

Nesta oficina, você terá a chance de transformar simples pedras, utilizando tinta e muita imaginação. Ao final da atividade, você terá em suas mãos uma minigaláxia personalizada.

Dias 6 e 7, sábado e domingo, 10h às 12h. Dia 9, terça, 15h às 17h.

Espaço de Tecnologias e Artes. Retirada de senhas 30 minutos antes. Vagas limitadas. Grátis. 14 anos.

Oficina STRING ARTE COM LEDS: LUA NO UNIVERSO

Com a artesã Sue Rossi

Nesta atividade, os participantes irão recriar a Lua, satélite natural da Terra, usando a técnica de pintura com esponja para criar um efeito de universo, juntamente com a arte em string. O toque final será a adição das luzes do fio de fada, tornando a peça uma linda luminária.

Dias 6 e 7, sábado e domingo, 14h às 17h.

Espaço de Tecnologias e Artes. Retirada de senhas 30 minutos antes. Vagas limitadas. Grátis. 14 anos.

Vivência CRIANÇAS DE ESTRELAS VIVÊNCIA E OBSERVAÇÃO SOLAR

Com Teresinha Souza, astrônoma raiz do grupo Mulheres de Estrelas

Esta vivência será direcionada para crianças, adolescentes e seus familiares. Conduzida por Teresinha Souza, vai contar com observações do sol com telescópio, óculos especiais, bate-papo sobre o céu e universo, curiosidades astronômicas e muito mais.

De 9 a 11, terça a quinta, 15h às 17h.

Área Externa – Gramado. Lugares limitados. A partir de 7 anos. Grátis. Livre.

Vivência METEORITOS E ROCHAS DE CRATERAS

Com As Meteoríticas (UFRJ) e Pesq. Dr. Nelson Falsarella

Vivência com o grupo de caçadoras de meteoritos da UFRJ e com Pesq. Dr. Nelson Falsarella, com bate-papo, exposição e contato com meteoritos encontrados em diversos locais do planeta. Estas rochas cósmicas podem desvendar diversos segredos do universo e os participantes poderão observar desde fragmentos de cometas a pequenos pedaços da Lua e de Marte.

Dia 9, terça, 16h às 18h. Dias 10 e 11, quarta e quinta, 16h às 17h30.

Espaço Oficina 1. Lugares limitados. A partir de 7 anos. Grátis. Livre.

Aula aberta OBSERVAÇÕES NOTURNAS: ESTRELAS, CONSTELAÇÕES E A LUA

Com alunos do Gamat/Unesp, Teresinha Souza, do Mulheres de Estrelas, As Meteoríticas e Educadores em Tecnologias e Artes

Encontro entre astrônomos e público de contemplação do céu noturno com bate-papo sobre astronomia observacional e divulgação científi ca. Além de curiosidades sobre o uso de telescópios, os participantes terão a oportunidade apreciar e ouvir comentários sobre alguns astros visíveis no momento. As observações somente acontecem quando há boa visibilidade atmosférica.

Dia 10, quarta, 19h às 21h30.

Área Externa – Gramado. Lugares limitados. A partir de 7 anos. Grátis. Livre.

Palestra CHOQUES CÓSMICOS

Com Pesq. Dr. Nelson Falsarella

As crateras de impacto existentes na Terra, nas luas, planetas rochosos e até nos núcleos dos cometas demonstram que acidentes desse tipo fazem parte do cotidiano do Sistema Solar. Esta palestra tratará desses assuntos de maneira científica e curiosa.

Dia 10, quarta, 19h30 às 21h30.

Sala de Múltiplo Uso. Lugares limitados. Grátis. 12 anos.

Palestra AS CAÇADORAS DE METEORITOS

Com As Meteoríticas/UFRJ e Nelson Falsarella, pesquisador em astronomia e médico rio-pretense

Partindo do tema “Como identificar meteoritos”, esta palestra pretende ensinar ao público em geral características como coloração, formato e magnetismo e sua importância para descobertas científicas. A atividade reunirá divulgadoras e divulgadores científicos debatendo, ainda, outros temas da astronomia e da rotina, bem como desafios da docência.

Dia 11, quinta, 19h às 21h30.

Teatro. Retirada de senhas 30 minutos antes. Vagas limitadas. Grátis. 14 anos.

Oficina ÀS VEZES VEJO DRAGÕES NAS NUVENS

Criação de seres imaginários a partir do desenho, com Victor Dantas

Quem nunca brincou de encontrar desenhos nas nuvens? Nesta oficina, através de papéis com um céu aquarelado, vamos desenhar seres imaginários a partir de uma viagem pelos cenários que um simples pingo de tinta no papel pode nos apresentar.

Dias 11 e 12, quinta e sexta, 14h às 17h. Dias 13 e 14, sábado e domingo, 15h às 18h.

Espaço de Tecnologias e Artes. Retirada de senhas 30 minutos antes. Vagas limitadas. Não sequencial. Grátis. 12 anos.

Aula aberta OBSERVAÇÕES NOTURNAS: ESTRELAS, CONSTELAÇÕES E A LUA

Com alunos do Gamat/Unesp e Educadores em Tecnologias e Artes

Encontro entre astrônomos amadores e público, de contemplação do céu noturno, com bate-papo sobre astronomia observacional e divulgação científica. Além de curiosidades sobre o uso de telescópios, os participantes terão a oportunidade apreciar e ouvir comentários sobre alguns astros visíveis no momento, como a Lua. As observações somente acontecem quando há boa visibilidade atmosférica.

Dia 12, sexta, 19h às 21h30.

Área Externa – Gramado. Lugares limitados. A partir de 7 anos. Grátis. Livre.

Bate-papo ASTRONOMIA INDÍGENA ANCESTRAL

Com Pajé Pitotó (Tupinambá Guarani) e Anthony Karai Poty (Guarani Mbya)

Bate-papo sobre os mistérios que envolvem o céu e suas relações com a vida em todo lugar, de todas as formas e em qualquer dimensão. Sob as perspectivas de dois representantes dos Povos Guaranis (Mbya e Tupinambá), respectivamente, Anthony Karai Poty e Pajé Pitotó poderão falar sobre a relação deles com as estrelas, constelações e planetas de forma espiritual e científica.

Dia 13, sábado, 16h às 18h.

Sala de Múltiplo Uso. Retirada de senhas 30 minutos antes. Vagas limitadas. Grátis. Livre.

Bate-papo A VIA LÁCTEA E A HISTÓRIA DE TAPIRAPÉ

Com Anthony Karai Poty (Guarani Mbya) e Pajé Pitotó (Tupinambá Guarani)

Nesta atividade, o público terá a oportunidade de ouvir, conhecer e debater sobre a rica história de Tapirapé: O caminho da Anta, ou Via Láctea (como é conhecida a galáxia do Sistema Solar pela cultura ocidental eurocêntrica). Para a maioria dos povos Guaranis esta é a memória trazida pelos seus ancestrais sobre a origem do universo e aqui ela será contada e repassada por meio de muita conversa.

Dia 14, domingo, 16h às 18h. Sala de Múltiplo Uso. Retirada de senhas 30 minutos antes. Vagas limitadas. A partir de 7 anos. Grátis. Livre.

AS MAIS LIDAS