Redes Sociais

Cultura

Professor sênior Aguinaldo Gonçalves, da Unesp, morre aos 74 anos

Mestre em Letras, o docente foi pesquisador, escritor e poeta; velório será nesta terça-feira (16/7), em Buritama

Publicado há

em

arquivo pessoal

Morreu nesta segunda-feira (15), o mestre e professor sênior da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Aguinaldo Gonçalves. Ele tinha 74 anos e estava internado no Hospital de Base de Rio Preto.

‘Professor Aguinaldo’ era pesquisador e ligado a arte e cultura; ocupava a 20ª cadeira da Academia Riopretense de Letras e Cultura (Arlec) e a 2ª cadeira da Academia Brasileira de Escritores (Abresc).

O velório será das 8h às 16h desta terça-feira (16), no centro de Buritama, em frente à Santa Casa. O enterro será às 17h, no cemitério local.

Biografia profissional

Professor Associado Sênior da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Livre-docente em Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutor em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (USP), graduado em Letras-Português-Inglês e Latim pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto.

Foi poeta, escritor, crítico de arte e teórico na área da literatura e outros sistemas. Foi professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) entre 2003 e 2014. Integrou o quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) de 2014 a 2018. Orientou pesquisas nos níveis mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Publica em áreas diversas da Literatura, com ênfase na Intersemiótica, nas relações homológicas entre palavra e imagem.

Aguinaldo também foi autor de dezenas de livros ao longo de sua jornada cultural. sendo o último, “Questões Indeléveis da Morte”, lançado em 2022.

AS MAIS LIDAS