Redes Sociais

Cultura

Mestre Galo Preto faz show gratuito em Rio Preto nesta sexta-feira (6)

Artista que é patrimônio vivo de Pernambuco, se apresenta às 21h, no Sesc

Publicado há

em

Divulgação

Dia 6 de setembro, sexta-feira, 21h, o Sesc Rio Preto recebe show do Mestre Galo Preto, ou simplesmente Galo de Ouro, como ficou conhecido nas décadas de 1950 e 60. Patrimônio vivo de Pernambuco (título conquistado em 2011), o cantador, repentista, coquista e embolador faz apresentação gratuita na comedoria.

Grande repentista de coco, reconhecido por larga atividade cultural em todo país, Mestre Galo Preto é conhecedor das linhas de coco sertaneja, brejeira e praieira, além da linha alagoana, trazendo consigo um repertório incrível.

Com 91 anos de idade e muita história para contar, se identifica como griô e defensor dos valores da cultura popular. Seu repertório é composto de cocos de repente, feitos na hora, com os temas que o público sugere e também cocos de sua infância e de sua autoria. Junto com o grupo “O tronco da Jurema”, vem realizando shows em todo nordeste e participando da gravação do CD “Os Coquistas Contra a Violência”.

Descendente de uma família rural, aos 10 anos (1947), foi vender batatas na feira. Com muita irreverência e inteligência, fazia improvisos na hora, chamando a atenção de um ilustre comprador, que da janela de sua casa admirava os pregões. Era o escritor Ascenso Ferreira, que ao identificar tal talento indicou-lhe a um programa de rádio da época, abrindo-lhe as portas do reconhecimento nacional.

A partir daí, ficou famoso e tocou com Jackson do Pandeiro (seu sanfoneiro na época), Cauby Peixoto, Preto Limão (seu famoso irmão), Arlindo dos Oito Baixos, Luiz Gonzaga, dentre inúmeros outros artistas de renome.

Hoje o artista é história viva e guarda em si parte da história do coco no Brasil. Com talento único, indiscutível e elogiado pela crítica, é nos dias atuais o maior expoente da embolada e do coco brejeiro nacional.

Em parceria com nomes como Dona Selma do Coco, Aurinha, Dona Célia, L’Omi, entre outros, vem realizando atividades de resgate da história e “autoestima dessa cultura que precisa ser mais entendida e difundia por sua riqueza”. Também faz uma dobradinha com as religiões de matrizes africanas e indígenas, cantando um pouco da tradição antiquíssima da Jurema Sagrada de Pernambuco.

SERVIÇO:

Show – Mestre Galo Preto

Dia 6, sexta, 21h.

Comedoria. Grátis.

Lugares limitados.

AS MAIS LIDAS