Cultura
Janeiro da Comédia 2025 tem cinco atrações nesta quarta-feira
Sessões de espetáculos e mais ações educativas e formativas estão na programação

O Janeiro Brasileiro da Comédia entra no segundo dia de apresentações nesta quarta-feira (22) com cinco atrações entre sessões de espetáculos e ações educativas e formativas. Todas ações são gratuitas. A programação tem início às 10h, na Casa Nuvem, com a Oficina Pororoca do Riso que segue até as 13h e será ministrada por Chico Vinicius, Fagner Saraiva e Monique Salustiano (Coletivo Catappum!). Vagas limitadas e inscrições disponíveis pelo riopreto.sp.gov.br/2025jbc.
A oficina prevê o encontro com a ancestralidade e técnicas e jogos a partir da máscara do palhaço. Serão compartilhados os processos criativos do coletivo Catappum! Não há necessidade de experiência prévia com humor, palhaçaria ou teatro. A vivência provoca o riso não como ponto final, mas como ferramenta de cura. Uma pororoca entre o humor e as narrativas.
Espetáculos
O espetáculo ‘Sou Caipira, Ibirá, Póra’ (Cia Artes das Águas – Ibirá-SP) faz a primeira de duas sessões no JBC 2025, às 17h, na Praça Esportiva Visley Bossan – Jardim do Bosque – Região Bosque. O endereço é rua Onésio da Freira Rocha, n° 171 – Jd Bosque. O acesso é gratuito e não é necessária a retirada de ingressos.
Sou Caipira…
‘Sou Caipira, Ibirá, Póra’ é um musical brasileiro que retrata o artista e a criação, o universo da cultura caipira raiz do interior paulista, perpassando temas como preconceito, machismo estrutural e a desvalorização da arte. O pano de fundo é a descoberta das águas milagrosas de Ibirá e a cura. Uma trupe de artistas chega cantando e tocando e descrevendo as histórias dos personagens que buscam milagres e a criação.
A apresentação tem 75 minutos de duração e é livre para todos os públicos. O espetáculo tem direção geral e musical de Luiz Carlos Laranjeiras; dramaturgia de Antônio Bucca (Processo colaborativo com elenco, com textos e subtítulos de Luiz Carlos Laranjeiras) e no elenco Antônio Bucca, Duda Silva, Laísa Anselmi, Rian Gimenes, Victor Castioni.
Após a sessão, haverá mais uma ação educativa e formativa, o Pensamento em Riso, um bate-papo junto ao público e às pessoas que criaram o espetáculo para perguntas ou comentários sobre a experiência vivida.
‘Na Lona de Benjamin’
O espetáculo ‘Na Lona de Benjamin’, com o Coletivo Catappum!, de São Paulo-SP, faz a sua segunda e última apresentação no JBC, no palco do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, às 20h desta quarta-feira (22). A classificação indicativa é 14 anos. A entrada é gratuita, mas o público é convidado a contribuir com 1kg de alimento não perecível, que pode ser entregue nas caixas de arrecadação disponíveis no local. A ação solidária é em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS).
‘Na Lona de Benjamim’ é o novo espetáculo do Coletivo Catappum!, que refaz os passos do palhaço negro Benjamim de Oliveira. A obra é uma homenagem ao legado desse multiartista propagador do circo-teatro no começo do século XX, e aos artistas negros da época. Uma trupe de palhaçaria que viaja no tempo/espaço remendando histórias do passado em busca da herança de Benjamim encontra uma velha lona de circo, onde existe um morador desmemoriado que não lembra sobre a sua história, muito menos a de Benjamim. Com samba, músicas do congado mineiro, folias de reis, mágicas, números cômicos, teatro de revista, radionovela e melodrama, a trupe embarca nas memórias do circo-teatro brasileiro para combater o surto de desmemória aguda.
Após a apresentação de ‘Na Lona de Benjamim’ também haverá o bate-papo Pensamento em Riso entre o público e os artistas da peça.
Cidades11 horasMenino de 9 anos morre em capotamento em vicinal na região de Rio Preto
Cidades1 diaJovem morre após oito dias internado após acidente na região
Cidades13 horasEscola municipal de Rio Preto tem fiação furtada durante a madrugada
Cidades1 diaMulheres são agredidas em briga de vizinhos em Rio Preto



