Redes Sociais

Cultura

‘Ainda Estou Aqui’ conquista primeiro Óscar da história do Brasil

Filme dirigido por Walter Salles ainda concorreu em outras duas categorias

Publicado há

em

Divulgação

O longa-metragem ‘Ainda Estou Aqui’ fez história na 97ª edição do Oscar, realizada neste domingo (2) e conquistou a primeira estatueta da história do Brasil na premiação. O filme protagonizado por Fernanda Torres venceu na categoria Melhor Filme Internacional e bateu indicados como Emilia Pérez, obra que acumulava 13 indicações –maior número deste ano–, Garota da Agulha (Dinamarca), A Semana do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia).

Ao receber a estatueta, Walter Salles, diretor do longa-metragem, dedicou o prêmio a Eunice Paiva, a Fernanda Torres e a Fernanda Montenegro. “Primeiramente, obrigado em nome do cinema brasileiro. Estou muito honrado de receber esse prêmio entre um grupo de cineastas tão extraordinários”, começou ele.

“Esse prêmio vai para uma mulher, que durante uma perda sofrida em um regime autoritário, decidiu não se curvar e resistir. Então, esse prêmio vai para ela. O nome dela é Eunice Paiva. E também vai para as duas mulheres incríveis que interpretaram ela, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. E vai às duas mulheres extraordinárias que deram vida a ela, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, completou Walter Salles.

A disputa na categoria não era inédita para o Brasil. O diretor Walter Salles, inclusive, já viveu a expectativa pela consagração com Central do Brasil, em 1999, que acabou derrotado por A Vida é Bela. Desta vez, fãs do filme se mobilizaram de forma intensa para contribuir com a campanha do longa desde o final do ano passado, quando aumentaram os rumores de que a obra tinha chance de estar entre os concorrentes.

Ao longo da história, o Brasil teve 22 nomeações com 16 filmes diferentes. Ainda Estou Aqui foi o primeiro a conseguir emplacar três indicações entre as categorias principais. Além de Melhor Filme Internacional, o longa ainda espera o resultado de Melhor Filme e de Melhor Atriz com Fernanda Torres entre as indicadas.

Só um

No mais, não deu. ‘Ainda Estou Aqui’ ficou para trás no prêmio de Melhor Filme, assim como os demais concorrentes de ‘Anora’, do diretor Sena Bakser, que faturou a estatueta. Fernanda Torres, aliás, também foi uma das que não conseguiu desbancar Mikey Madison, que levou a estatueta dourada como Melhor Atriz, também pela atuação em ‘Anora’. (Com informações do Terra)

AS MAIS LIDAS