Cultura
Azul Celeste abre inscrições gratuitas para oficina de figurino para teatro
Atividade é gratuita e não exige conhecimentos prévios em costura ou design

Estão abertas as inscrições para a oficina “Figurinos para teatro – O guarda-roupa da cena e a semiótica do figurino”, que acontece de 3 a 26 de junho, na sede da Companhia Azul Celeste, em São José do Rio Preto. A atividade é gratuita e não exige conhecimentos prévios em costura ou design. Para se inscrever, é só acessar o formulário no site www.companhiaazulceleste.com.br.
A oficina integra a programação do projeto Azul Celeste 35, em comemoração às mais de três décadas de trajetória no universo teatral, e conta com fomento da Funarte/Ministério da Cultura (MINC). As aulas serão realizadas de forma presencial às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, na sede da companhia (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera). São oferecidas 20 vagas.
De acordo com Linaldo Telles, que ministra a atividade, a oficina propõe uma reflexão aprofundada sobre a função simbólica do figurino no teatro.
“Vamos desmistificar essa visão que muitos têm de que o figurino é apenas uma roupagem ou uma fantasia, como muitos dizem. Exploraremos o lugar científico no sentido do signo, já que o figurino é um símbolo de qualquer personagem por carregar todo o contexto da dramaturgia. Assim como a maquiagem, o cenário e a trilha sonora, tudo deve estar sincronizado. A vestimenta é a segunda pele do ator e deve carregar a história e todas as características do personagem, para que a plateia conheça quem ele é. Vamos trabalhar essa profundidade da semiótica do figurino”, explica.
Linaldo Telles
Iniciou sua carreira como ator em 1992 na cidade de São José do Rio Preto-SP. Cursou a EAD/ECA/USP, formando-se no ano de 2002. Dirigiu, adaptou e roteirizou a Web-Série em cinco capítulos “Pequeno’’ baseado na obra Moby Dick de Herman Melville, com a Cia Bardos de Teatro. Adaptou e dirigiu o espetáculo “Bartleby’’ de Herman Melville com a Cia Bardos de Teatro.
Dirigiu e adaptou “Shakespeariana 400”, baseada nas obras de William Shakespeare, com a Cia Bardos de Teatro. Dirigiu e colaborou com a dramaturgia do espetáculo “Eufonia” da Cia dos Pés (Edital Sesi São Paulo/2017 – Temporada de 1 mês no Sesi Avenida Paulista). Dirigiu e colaborou com a dramaturgia de “Vermelhinhos” da Cia Hecatombe (Proac 2018). Em “Miguilim Mutum” Cia Azul Celeste fez a direção em parceria com Jorge Vermelho (Proac 2018.)
Em 2006 fez participação especial no 11º DVD de Chico Buarque com o espetáculo “Os Saltimbancos” da Cia Quatro na Trilha, em que dirigiu e atuou. “Os Saltimbancos” participou por duas vezes da Caravana Teatral Sesi nos anos de 2005 e 2012, além de duas apresentações na Sala São Paulo em parceria com o Projeto Guri. Em 2015 assinou o figurino do espetáculo “Mundomudo” da Companhia Azul Celeste, sob a direção de Georgette Fadel.
Atuou entre outros trabalhos: “Sobre Devorar e Ser Devorado” de Machado de Assis, Projeto Machadianas/Teatro Ágora, com Direção de André Piza e Orientação de Roberto Lage e Celso Frateschi. Atuou também em “Romeu e Julieta” com direção de Cristiane Paoli Quito, “Aquele que diz sim/Aquele que diz não” com direção de Jorge Vermelho e “Greta” com direção de Marlon Morelli. Foi dramaturgo do projeto da CPFL com o espetáculo “O Auto da Boa Energia’’ com direção de Jorge Vermelho. Na Cia Cênica, além de assinar a direção e dramaturgia de “Por quê?”, também é responsável pelos figurinos dos espetáculos “A Cor Silva”, Auto da Anunciação”, “Sabiás do Sertão” e “Acordes”.
Na Cia Arte das Águas assinou o figurino e a preparação corporal do espetáculo “A Vaca Lelé = Deixe seu sonho voar” com direção de Fabiano Amigucci. Foi membro da Comissão de Seleção do Janeiro Brasileiro da Comédia nos anos de 2018 e 2022.
Serviço:
“Figurinos para teatro – O guarda-roupa da cena e a semiótica do figurino”
De 3 a 26 de junho
Terças e quintas, das 19h às 22h
Sede da Companhia Azul Celeste – Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera
Gratuita – 20 vagas
Informações e inscrições: www.companhiaazulceleste.com.br
- Cidades2 dias
Jovem de 21 anos é baleado na saída de serv festas em Rio Preto
- Cidades2 dias
DDM prende suspeito de estuprar enteada de 11 anos em Rio Preto
- Cidades2 dias
Homem é preso por tráfico e maus-tratos a cães em Rio Preto
- Cidades2 dias
Comerciante denuncia assalto em serv festas após recusar fiado de cerveja