Redes Sociais

Cultura

29ª Festa das Nações é lançada com foco em inclusão e novos sabores

Evento beneficente promovido pelo Serviço Social São Judas Tadeu começa nesta quinta-feira, 19 de junho com 13 barracas temáticas e estrutura maior

Publicado há

em

Divulgação

Está tudo pronto para a 29ª edição da tradicional Festa das Nações, promovida pelo Serviço Social São Judas Tadeu, em Rio Preto. O evento será realizado nos dias 19, 20 e 21 de junho, a partir das 19h, no pátio da instituição, localizada no Jardim Roseiral. Com entrada a R$ 5 (gratuita para crianças de até 10 anos e pessoas com 60 anos ou mais), a festa une gastronomia, cultura e solidariedade em uma experiência acessível e afetiva.

Neste ano, 13 países estarão representados nas barracas gastronômicas, com pratos típicos da Suíça, Japão, França, Alemanha, Chile, Argentina, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Paraguai, Itália, mundo árabe e Brasil.
Uma das grandes novidades de 2025 é a reformulação da Barraca Brasileira, que apresenta um cardápio inédito com baião de dois, camarão alho e óleo, caldo de kenga e lanche de pernil com molho agridoce.

Além das delícias, o evento ganha reforços importantes em inclusão e acessibilidade. Voluntários que cursam Libras (Língua Brasileira de Sinais) no projeto de formação profissional do São Judas estarão circulando pelo espaço para auxiliar a comunidade surda. Também haverá um ponto de encontro exclusivo e cardápios acessíveis com QR code e vídeos explicativos em Libras.

A estrutura também foi ampliada para maior conforto dos visitantes. Este ano, dois veículos farão o transporte gratuito entre o estacionamento no Baep (antiga Codasp) e o local da festa — o dobro do número da última edição.

E, para facilitar pagamentos, seis “caixas ambulantes” circularão pelo evento, aceitando Pix e cartões.
A programação artística será outro ponto alto. Estão confirmados shows com covers de Elvis Presley e Michael Jackson, além da Banda Polaris com o espetáculo “Haline Arantes World Classics”, que promete uma viagem musical pelas nações participantes.

Mais que festa, uma missão social

Em 2024, a Festa das Nações arrecadou R$ 527 mil. Todos os recursos são destinados à manutenção dos projetos sociais do Serviço Social São Judas Tadeu, que atende cerca de 400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no contraturno escolar. A instituição oferece refeições, transporte gratuito, oficinas de arte, esporte, tecnologia e acompanhamento psicossocial. Os fundos também sustentam cursos de formação profissional realizados em parceria com o Senac — que, só no último ano, entregaram mais de 600 certificados.

Com o valor arrecadado na última edição, foram feitas reformas, climatização de salas de aula e a criação de um novo espaço multiuso, que será inaugurado durante a festa deste ano.

O local vai abrigar oficinas de dança, banda e teatro, fortalecendo ainda mais o acolhimento e a formação cultural dos educandos.

Para o padre Luiz Caputo, presidente do Serviço Social São Judas Tadeu, o evento vai além da diversão.

“A Festa das Nações faz parte do calendário oficial de São José do Rio Preto, mas — antes disso — está no coração da população. Todos vêm com um propósito: ajudar a construir uma sociedade mais justa, fraterna e inclusiva”, afirma.

“Queremos, cada vez mais, que a Festa seja para todos. Que o São Judas seja para todos. Não lidamos com números, mas com pessoas, anseios e sonhos.”, finaliza.

AS MAIS LIDAS