Cultura
Artista plástica Cristiana de Freitas abre exposição na Casa de Cultura
‘Azulejaria: Afeto em Composição’, que fica em cartaz até 1 de novembro, convida o público a vivenciar uma obra de arte por meio do olhar e do tato

A artista plástica Cristiana de Freitas faz de seu corpo arte na exposição Azulejaria: Afeto em Composição, que fica em cartaz na Casa de Cultura Dinorath do Valle até o dia 1 de novembro. Nesta quinta-feira (23), às 19h, será realizada a vernissage de abertura da mostra.
Explorando azulejaria contemporânea, a artista propõe uma experiência sensorial por 10 pequenos murais com azulejos que reproduzem partes de seu corpo, como mão, orelha, boca, nariz e olhos…
Para conceber as peças que compõem o trabalho , Cristiana criou moldes de gesso a partir de seu próprio corpo. Cada pedaço da artista materializado nos pequenos murais convida o público a refletir sobre padrões físicos impostos pela sociedade explorando o olhar e o toque. “É um trabalho em que me entreguei de corpo e alma literalmente. Essa experiência mexeu muito comigo, pois não tenho o corpo tido como ideal pelas pessoas: sou baixinha e gordinha. Mas vejo quantas pessoas sofrem com essa imposição social, até mesmo os mais jovens”, comenta.
Segundo a artista rio-pretense, afeto é a palavra que costura toda a sua obra como artista e o corpo, que ganha protagonismo em seu novo projeto, é, para ela, um símbolo de afeto. “O corpo é o nosso primeiro colo, o corpo feminino que gera a vida. E realizar uma exposição que tem o meu corpo como matriz marca de forma profunda a minha trajetória artística, me motivando a criar novos projetos a partir dessa relação com o meu corpo”, comenta.
Todos os murais da exposição podem ser tocados pelo público, convidando para uma percepção diferente de uma obra de arte. A artista também realizará uma visita mediada com os integrantes do Instituto Rio-pretense dos Cegos Trabalhadores e a mostra está disponível para agendamento de visitas escolares.
Além da exposição, Cristiana também realizou, entre os meses de agosto e setembro, oficinas de azulejaria em papel em escolas públicas de São José do Rio Preto, divulgando a arte da azulejaria contemporânea.
O projeto da exposição Azulejaria: Afeto em Composição é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

Serviço
Exposição ‘Azulejaria: afeto em composição’, de Cristiana de Freitas
Vernissage no dia 23/10 (quinta), às 19h
Em cartaz até 1 de novembro
Casa de Cultura Dinorath do Valle (Rua Roberto Simonsen, 120)
Grátis
Cidades2 diasMulher morre cinco dias após acidente com caminhonete na Murchid
Política2 diasMP reforça validade de relatório com IA e rebate defesa de Marcondes
Nacional1 diaCiclone causa destruição, deixa 4 mortos e 400 feridos no Paraná
Política2 diasPrefeito veta projeto que obriga ar-condicionado em escolas municipais



