Redes Sociais

Economia

Empresários encontram na comunicação o caminho do sucesso

Empreendedores encontram na comunicação digital o caminho para organizar-se internamente e, consequentemente, comunicar-se com seus públicos de forma objetiva, simples e dinâmica

Publicado há

em

Eliminar as barreiras geográficas, promover o engajamento da equipe e aproximar-se dos clientes são os principais desejos dos empresários. Atingir esses objetivos é um trabalho que demanda dedicação constante. Para isso, munidos de um olhar estratégico, empreendedores encontram na comunicação digital o caminho para organizar-se internamente e, consequentemente, comunicar-se com seus públicos de forma objetiva, simples e dinâmica.

Para João Batista Araújo, diretor da Rodobens Comunicação Empresarial, as boas práticas de comunicação precisam estar direcionadas para parceiros, clientes e colaboradores das empresas. “Ao usar os meios adequados para cada público – seja com TV corporativa, seja com aplicativos –, a mensagem flui sem ruídos e atinge seus objetivos. Isso ajuda em todas as frentes de trabalho, inclusive incentivando os colaboradores a vivenciarem os valores da empresa no seu dia a dia”, diz.

Além de motivar a equipe, a comunicação tem o poder de encurtar distâncias. “Por meio da tecnologia de comunicação empresarial, reuniões podem ser feitas por meio de videoconferência, por exemplo. Isso evita gastos com viagens longas, já que em um país de grandes dimensões como o Brasil, deslocamentos consomem tempo e recursos”, afirma Araújo.

O empresário Celso José Andriani, proprietário da Newcom Software, enfrentava no dia a dia dificuldades para visitar seus clientes e parceiros e realizar reuniões. “Nosso cliente mais próximo está distante mais de 200 quilômetros. Isso consome, no mínimo, cinco horas de viagem, fora os gastos com combustível e alimentação. Era necessário escolher um meio de integrar a empresa aos parceiros”, diz.

Ao adotar o recurso de videoconferência, esse cenário se transformou. “Como necessitamos de reuniões constantes, a videoconferência nos aproximou de nossos clientes, aumentando a interação. Com essa tecnologia, foi possível inserir mais pessoas nas reuniões, debater vários temas e economizar com os deslocamentos. Ultimamente, as viagens são feitas apenas em casos necessários”, explica Andriani.

Para Araújo, o desenvolvimento e a implementação de ações de comunicação corporativa se tornaram meios auxiliares das empresas. “Ao adotar tecnologias de comunicação, os empresários conseguem melhorar o foco nos negócios e aperfeiçoar seus resultados”, finaliza.

AS MAIS LIDAS