Redes Sociais

Economia

Roupas e sapatos lideram intenção de compras para o Dia das Mães

Acirp prevê que Comércio de Rio Preto cresça até 3% comparado com o mesmo período do ano passado

Publicado há

em

A Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp) estima que as vendas para este Dia das Mães serão melhores que no ano passado. O clima é de otimismo entre os empresários, já que segmentos como o de roupas e acessórios devem crescer até 3% comparado com a movimentação de 2016.

Vale lembrar que no passado as vendas permaneceram estáveis quando comparadas com 2015. Neste ano, o Comércio também estava retraído e permaneceu com a movimentação estagnada em relação ao ano anterior. Os indicadores locais seguem a tendência de consumo em todo país, com sinais positivos de que o varejo esteja iniciando o caminho de estabilização.

De acordo com o Vice-Presidente da Acirp, Jorge Luis de Souza, o recuo maior será no segmento de bens duráveis. “O Dia das Mães está entre as datas mais importantes para o varejo, haja vista que a figura materna tem grande apelo junto ao consumidor. E para não deixar essa data passar em branco, os rio-pretenses investirão em presentes que variam de R$190,00 até R$210,00 (ticket médio). Ou seja, as mães devem ser presenteadas com itens de uso pessoal como roupas, calçados, acessórios e cosméticos.”

O clima de otimismo do varejo têxtil contrasta com os demais segmentos de vendas que devem seguir com cautela, tendo sua movimentação no mesmo patamar de 2016. As vendas não devem cair, e os empresários de outros ramos já estão preparados para este cenário de estabilidade.

No que diz respeito à contratação de funcionários temporários para atender a demanda do período, a estimativa não é muito animadora. “Temos um cenário que reflete nitidamente a crise econômica do Brasil e a massa salarial será diretamente atingida. Em Rio Preto as contratações devem ser pontuais, somente de acordo com a necessidade individual de cada empresa”, destaca o Presidente da Acirp, Paulo Sader.

Os eletrodomésticos, diferente do que vinha acontecendo, serão muito prejudicados porque o consumidor segue inseguro e avesso a contas em longo prazo. “Falta confiança para criar novas dívidas e permanecer com essa responsabilidade neste momento de insegurança econômica. Ao varejista resta criar promoções atrativas e estabelecer preços competitivos para atrair o consumidor que está disposto a gastar”.

Uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo mostra que 47% dos consumidores irão presentear as mães. A pesquisa perguntou o que comprarão: Roupas, calçados, bolsas e acessórios são os preferidos de 34% deles. Em segundo lugar estão joias, bijuterias, perfumes e cosméticos (23%). Flores (9%), celulares (4%), eletrodomésticos (4%), TVs (2%) e chocolates (2%) completam a lista de presentes.

Campanhas Promocionais

A Associação Comercial unificou quatro das principais datas comerciais do ano em uma única Campanha Promocional para 2017, englobando o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças.

Para cada data, a Acirp disponibilizará às empresas aderentes: uma faixa de vitrine, um display de mesa e 500 (quinhentos) cupons da sorte.

No Dia das Mães, os consumidores contarão com o sorteio de 30 vales-compra no valor de R$500,00 cada. O sorteio para esta primeira etapa acontecerá no dia 20 de maio pela Loteria Federal.

Até o fim do ano, serão sorteados 90 vales-compra no valor de R$500,00; além do sorteio final no valor de R$5.000,00 em vales-compra. Após cada sorteio, a Acirp entrará em contato com os contemplados para que possam retirar o(s) seu(s) vale(s)-compra em até sete dias.

Vale ressaltar que cada vale compra será emitido em cinco cartões presentes no valor de R$100,00 podendo ser utilizado em mais de um estabelecimento. A proposta é que com essa divisão, mais lojistas sejam contemplados com o retorno da campanha.

Os vales-compra deverão ser utilizadas dentro de até 30 dias após a retirada na sede da Acirp e poderão ser utilizados nas lojas que aderiram à Campanha.

 

AS MAIS LIDAS