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Geolocalização é a chave para ter retorno mais assertivo nos negócios

Ferramenta para localização de ponto ideal é muito utilizada pelas redes de franquias para abertura de unidades e estratégias de marketing

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Não tem como negar. A escolha ideal do ponto comercial faz toda diferença nos negócios. Especialistas apontam que o principal motivo para a falência das redes de franquias é a má escolha do ponto comercial. Justamente para evitar esse tipo de dor de cabeça, que as franquias têm investido em ferramentas digitais para geolocalização, ou seja, a escolha ideal do ponto comercial, que acarretará no sucesso ou fracasso do negócio.

Essa ferramenta é de suma importância para os negócios, pois é responsável por analisar a área geográfica do futuro empreendimento através de estudos disponibilizando tudo isso na forma de mapas. Esse serviço ainda possibilita direcionar estratégias de campanha de marketing e expansão dos negócios.  O consultor de franquias é responsável por levantar dados importantes da região de interesse do investidor, como potencial de consumo, renda, idade da população, comércio local próximo, ou seja, todos os dados socioeconômicos de uma área com informações comportamentais do público-alvo, para garantir um resultado ainda mais certeiro nos negócios.

Especialistas alertam também que estar em um lugar errado pode significar baixo retorno financeiro, pouca demanda e altos custos o que acaba acarretando em grandes prejuízos, mesmo para aqueles que decidam ser franqueados de uma marca renomada.

Recém-chegada no franchising, a diretoria do Banneg – Banco de Negócios não pensou duas vezes quando o assunto é lugar ideal. Como a rede atua exclusivamente com loja física, a escolha do ponto é crucial para garantir sucesso nas vendas dos seus serviços.

Carlos Alexandre Gomes, diretor executivo da rede explica que todos os franqueados no momento da assinatura de contrato recebem os estudos para já partirem deste princípio e direcionamento. “Sem dúvidas a falta dessa ferramenta contribui e muito para a falência, porém outros fatores também devem ser levados em consideração, como por exemplo, equipe comercial, gestão operacional, administração geral da franquia, todos os pontos que contribuem para o sucesso ou falência do negócio”, ressalta.

O Banneg utiliza a ferramenta de geomarketing OnMaps da Geofusion que possibilita traçar estratégias certeiras e otimizar o tempo de decisão para melhorar o planejamento. Esse sistema possibilita inúmeros tipos de análises, entre eles, levantar dados do público-alvo, como idade, renda, faixa etária e nível de instrução da população, além do cruzamento de idade e renda; Análise da concorrência, sendo possível criar estratégias; Além de criação de campanhas de marketing tornando-as ainda mais eficiente.

 

Olhar atento para o mercado

Quem também está buscando atrelar o útil com o agradável é à rede de franquias Shakerama Shakes e Delícias. A rede que entrou para o franchising há quase um ano, ainda não oferece essa ferramenta. Porém, estuda estratégias para inserir essa técnica aos franqueados, otimizando ainda mais os resultados. “Já estamos buscando um meio que ofereça aos empreendedores como estudar todos os dados geopolíticos e financeiros da área a ser instalada uma nova unidade da marca”, diz Luciano Rodrigo de Souza, diretor executivo da Shakerama. A intenção é que o franqueado seja o responsável por escolher o local onde será aberto a unidade, mas que receba suporte mais detalhado da franqueadora para analisar a região que pretende atuar.

“A ferramenta de geolocalização torna mais assertiva a escolha de um ponto para a instalação do negócio, pois se utiliza de uma grande base de dados para filtrar, segundo os padrões que a marca busca, os resultados serão ainda mais assertivos tendo a análise desse cenário antes do fechamento com o franqueado”, conclui.

O empresário acrescenta que os pontos-chave que serão levados em conta no momento de escolher o ponto ideal é o perfil do consumidor local, volume de tráfego, local para estacionar, valor de aluguel e condições físicas do ponto.

Desempenho das vendas

Ao analisar um local é necessário ter todo cuidado e foco. Quando o assunto é franquia, o ponto comercial é o pilar para o desempenho das vendas. Por isso, para ter certeza que o local escolhido é um bom ponto observe sempre ao redor questões estratégicas, administrativas, financeiras e jurídicas que poderão fazer toda diferença no negócio: estabeleça sempre o perfil do consumidor que pretende atingir; observe a facilidade de acesso, a visibilidade, o volume do tráfego, o local para estacionamento e o nível de ruído; verifique as condições de higiene e de segurança aos arredores; cheque a proximidade de concorrentes e similares. Não é a toa que cada vez mais investimentos com geolocalização e profissionais adequados são muitos importantes dentro de redes de franquias e fazem a diferença para o sucesso do negócio.

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