Economia
IPTU em Rio Preto tem aumento de 3,74% para este ano
Em alguns casos o desconto é de 100%; aposentados pagam 50% do valor

A Prefeitura de Rio Preto divulgou na sexta-feira, dia 11, o valor do reajuste no IPTU deste ano. O percentual é o mesmo definido com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido de janeiro a dezembro de 2018, correspondente a 3,74%.
Os boletos de IPTU começam a ser enviados aos moradores pelo Correios a partir de fevereiro. O pagamento pode ser feito à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em dez vezes. A data de vencimento para pagar à vista ou quitar a primeira parcela é 29 de março. A última parcela vence no dia 29 de dezembro. Segundo a Prefeitura, serão encaminhados 225 mil boletos neste ano.
Descontos e isenções
Em obediência a várias leis municipais, alguns casos moradores ou tem descontos no valor do IPTU ou até mesmo a isenção total do imposto. Nos casos os próprios moradores tem de provar ao município que tem direito ao abatimento parcial ou total do tributo.
Morador dos loteamentos Auferville têm isenção total. Donos de imóveis com renda de até três salários mínimos, com doenças graves, ou que tenham parentes que morem na casa na mesma situação, também são isentos. São casos de doença grave o câncer, mal de Alzheimer ou de Parkinson, esclerose múltipla ou esclerose lateral amiotrófica. Donos de imóveis atingidos por enchentes têm isenção desde que comprovem danos. Os requerimentos precisam ser protocolados na Prefeitura para oficializar a isenção.
O desconto de 50% é garantido a aposentados e pessoas que têm casa em frente a locais onde há feira livre.