Economia

A união faz a força: empresários criam parcerias para enfrentar a crise

Com networking ativo, grupo de empreendedores movimentou mais de 6 milhões de reais em negócios na região

A economia tem passado por um dos maiores desafios da história por conta da crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19. Em meio a esse cenário, empresários de diferentes setores tiveram que adaptar as suas formas de fazer negócio.  

Uma alternativa que tem movimentado a economia na região é a troca de referências entre os empresários. Por meio de parcerias e conexões firmadas dentro do grupo de networking BNI Noroeste Paulista, os empreendedores têm conseguido manter positiva a receita da empresa. 

Para a empresária Tamara Marretto, sócia de uma fábrica de persianas e cortinas, a parceria com outros empreendedores é uma via de mão dupla, por meio da qual os dois conseguem aumentar a carteira de clientes e as vendas. “A partir do momento em que existe a troca de indicações entre empresas, vemos o fortalecimento da rede de negócios. Devido à demanda de novos clientes que surgiram, estamos ampliando a empresa para aumentar a capacidade de produção, incluindo a contratação de colaboradores”, conta. 

Outro exemplo de que a união faz a força ocorreu com dois empresários de tecnologia da informação. Flaviano Motta, que atua com a venda de equipamentos de informática e serviços de TI, teve uma queda de 20% nas vendas por conta da pandemia. Com isso, ele viu a oportunidade de atuar em conjunto com a empresa de um amigo.  

“Fizemos um modelo de contrato único pensando em trazer faturamento para os dois empresários. Vejo que a parceria traz benefícios para enfrentarmos um período de crise, além do cliente ficar mais satisfeito ao encontrar o serviço completo em um lugar só”, avalia. 

O diretor-executivo do BNI Noroeste Paulista, André Mantovani, destaca que o networking é uma das formas mais baratas e eficientes de fazer negócio. “Ao trabalhar o marketing de referências, movimentamos a economia em diversos setores. Um fator que comprova esse sucesso é que, nos últimos 4 meses, conseguimos gerar mais de 6 milhões de reais em negócios”, afirma.

Sobre o BNI Noroeste Paulista 

O grupo de networking BNI Noroeste Paulista atua com equipes nas cidades de Rio Preto, Catanduva, Jales e Olímpia. Apesar do distanciamento social, a maior organização mundial de networking profissional tem realizado reuniões e eventos on-line. Um deles é o Open Mind, no qual membros do BNI se reúnem e prestam consultoria para aqueles que estão em uma situação mais crítica. Outro evento lançado foi o Speed Networking, destinado para os membros que queiram expandir os negócios nacionalmente. Dessa forma, eles conseguem fazer networking online entre os mais de 7 mil participantes do Brasil.

 

Por Alex Pelicer em 30/07/2020 08:00