Redes Sociais

Economia

Lide Rio Preto lança ‘Pra frente Noroeste Paulista’ nesta quarta-feira

Projeto vai debater as principais vocações econômicas da região em busca de investimentos e profissionalização

Publicado há

em

Para contribuir com o crescimento e projetar o Noroeste Paulista a novos investidores, o Lide Rio Preto inicia nesta quarta-feira, 09, o projeto “Pra frente Noroeste Paulista”, uma série de encontros setoriais com as principais empresas e empresários da região para reunir informações que possam resultar em projetos para fomento, captação de investimentos e desenvolvimento.

O primeiro encontro on-line terá como tema “Construção Civil” e vai reunir os principais players do segmento filiados ao Lide Rio Preto. Nos próximos meses, as reuniões serão direcionadas para Saúde; Agronegócio; Distribuição, Logística e Transporte; Varejo; Indústria; Serviços e setor Joalheiro.

“O Noroeste Paulista perde muitas oportunidades. Não apresentamos a região como ela merece, nem temos números e indicadores que possam ser usados por todos os setores”, afirma Marcos Scaldelai, presidente do Lide Rio Preto. “Entidades de fomento e investidores afirmam que as regiões de Ribeirão Preto e Campinas, por exemplo, atraem mais investidores porque se projetam melhor e apresentam projetos com frequência.”

O “Pra frente Noroeste Paulista” vai mapear os principais gargalos de cada setor que impactam na aceleração do crescimento e destacar os pontos que contribuem para a implantação de indústrias, agronegócio e serviços. As informações vão gerar projetos e contribuir para potencializar a região em entidades como a Investe SP, Desenvolve SP e diferentes secretariais estaduais.

“Queremos atrair investidores e projetos que contribuam para alavancar as empresas gerando emprego e riquezas para nossa região”, explica Scaldelai.

Polos de Desenvolvimento São Paulo

Empresários que compõem o Lide têm se reunido frequentemente com Wilson Melo, presidente da Investe SP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) para ampliar o diálogo com o Governo do Estado e buscar soluções para as demandas do Noroeste Paulista.

Em um desses encontros os empresários tiveram ainda a oportunidade de conhecer o “Polos de Desenvolvimento São Paulo”, um estudo que aponta as vocações regionais do Estado de São Paulo para que possam ser desenvolvidas ações de fomento, apoio, além de matrizes de exportação.

Foram mapeados 12 Polos de Desenvolvimento e criados seis pilares para otimização de políticas públicas para simplificação tributária e regulatória, financiamento competitivo, infraestrutura e serviços, entre outros.

 “A proximidade com o Governo de São Paulo tem nos permitido apontar necessidades e cobrar soluções para questões que dificultam o crescimento econômico do Noroeste Paulista”, afirma o presidente do Lide Rio Preto. “Com o apoio dos empresários da nossa região queremos avançar ainda mais e contribuir para a retomada sustentável da economia”.

AS MAIS LIDAS