Redes Sociais

Economia

Prefeitura lança 58ª Expo Rio Preto com foco em julgamentos de raças

Mostra exclusiva para criadores será de 29 de setembro a 3 de outubro no Recinto de Exposições

Publicado há

em

Em solenidade de lançamento na manhã desta quinta-feira (16) no gabinete do prefeito Edinho Araújo, a Prefeitura de Rio Preto anunciou a realização da 58ª Expo Rio Preto 2020-2021 – Edição Especial Julgamentos.

Será realizada no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, de 29 de setembro a 3 de outubro, com a coordenação geral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, coordenação institucional da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) e a inédita coordenação das raças zebuínas pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Também conta com o apoio institucional da Unirp (Centro Universitário de Rio Preto).

Consolidada no circuito agroempresarial, a exposição que seria realizada em 2020 teve de ser cancelada devido ao agravamento da pandemia de coronavírus. Já num cenário de controle na circulação do vírus, avanço da vacinação e flexibilização das atividades econômicas, a 58ª edição acontecerá exclusivamente para julgamentos de raças, campeonato leiteiro e outras competições do setor. Em cumprimento às medidas sanitárias, não haverá presença de público, sendo restrita para criadores.

“A realização da Expo 2021 tem um importante simbolismo no setor agropecuário porque traduz a retomada da economia, após um período difícil que passamos com a pandemia, tendo ainda que tomar todos os cuidados e cautela porque a covid ainda não acabou. Assim, é momento de comemorar mais esta edição da nossa tradicional EXPO Rio Preto”, destacou o prefeito.

A grande novidade neste ano é a parceria com a ABCZ, a maior representante das raças zebuínas. “Estar na  Expo Rio Preto é promover as raças zebuínas e divulgar ainda mais o trabalho da ABCZ. É mostrar a potencialidade das raças e o comprometimento que temos com o pecuarista na sustentabilidade, geração de renda, a tradição do homem do campo e a responsabilidade com produção de alimentos e segurança alimentar para com nossos parceiros comerciais exportadores que demandam carne e leite”, declarou Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Nove raças de gado de corte e leiteiro deverão participar do evento: Nelore Padrão, Nelore Mocho, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Simental, Simental Leiteiro, Gir Leiteiro e Girolando. Além disso, as raças de equino Mangalarga Marchador e Mangalarga Paulista também se apresentam na feira. 

“As associações de criadores de raças bovinas e equinas entram como parceiras técnicas e serão responsáveis pelos julgamentos, torneio leiteiro e outras atividades para difusão da pecuária”, explica o secretário de Agricultura Pedro Pezzuto.  

A expectativa é de que mais de 900 animais passem pelo Recinto de Exposições nos cinco dias de evento. Os julgamentos de raça serão transmitidos em tempo real pela TV Rodeio, Canal ABCZ e site da Prefeitura.

“Uma importante parcela da economia em nossa região metropolitana e também no país tem grande expectativa nas atividades que serão promovidas”, lembrou o presidente da Acirp Kelvin Kaiser. 

Também presentes no lançamento pela Acirp: o vice-presidente Gilberto Perez Mariano, o diretor de agronegócios André Luis Seixas, a diretora de promoções Cristina Bassitt, o agroempresário Paulo Sader, ex-presidente associação e da EXPO Rio Preto; além do reitor da Unirp Halim Atique Júnior, o empresário e pecuarista Luiz Antonio, o 3º vice-presidente da ABCZ, Marcelo Antônio Neto Breijão Artico, o superintendente técnico, Luiz Antonio Josahkian, entre outros membros da associação.

Programa Pró-Genética

Também durante o lançamento da 58ª Expo, o prefeito Edinho Araújo e o presidente da ABCZ Rivaldo Machado Borges Júnior assinaram ofício que será encaminhado ao secretário de Estado da Agricultura Itamar Borges, solicitando que o governo estadual participe oficialmente do programa Pró-Genética da ABCZ.  Trata-se de iniciativa piloto na Região Metropolitana de Rio Preto.

O programa Pró-Genética da ABCZ tem por objetivo contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina, beneficiando pequenas e médias propriedades, proporcionando aumento de renda a pequenos e médios pecuaristas. Além disso, por ter a participação de governos federal, estaduais e municipais, o programa é um estímulo à criação de políticas públicas de fomento e apoio financeiro para pequenos e médios produtores. 

Outro ponto é que o Pró-genética pretende estabelecer uma conexão real e contínua entre o segmento da produção de genética especializada (os chamados rebanhos “elite”) e a base da produção (rebanhos comerciais), de forma a garantir o fluxo de genética superior para os produtores. Integram o programa Pró-Genética ABCZ: criadores ofertantes de genética superior, órgãos de extensão rural, órgãos de pesquisa, órgãos de defesa sanitária, SENAR, agentes financiadores, federações, sindicatos rurais, prefeituras ou agentes, promocionais.

Sobre a ABCZ

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) atua ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a pecuária seletiva até a comercial, desenvolvendo junto aos produtores rurais um trabalho de orientação sobre pastagens, crédito financeiro, fomento, extensão rural e mercado consumidor para assegurar a evolução da pecuária nacional. Com mais de 22 mil associados, trabalha desde 1934 na defesa dos direitos dos produtores rurais e congrega as seguintes raças: Brahman, Guzerá, Gir, Girolando, Indubrasil, Sindi, Tabapuã, Nelore e Nelore Mocho, representando assim 90% das raças presentes na EXPO Rio Peto 2020 | 2021.

Sobre a Acirp

Desde 2017, a Acirp é parceira institucional do município na realização da Expo Rio Preto. Fundada em 1920, possui entre seus diversos núcleos a Diretoria de Agronegócio, para promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio regional, procurando beneficiar todos os setores envolvidos com produção, procedimento, distribuição e comercialização de produtos e serviços de origem. Estima-se que metade dos associados da Acirp esteja ligada ao agronegócio, dos quais cerca de 150 estão diretamente envolvidos. A Acirp é ainda representante da sociedade civil no Comitê de Retomada Econômica, nomeada pelo Decreto nº 18.741, de 2 de dezembro de 2020, participando das discussões das ações de recuperação de empregos e renda no período de pós-pandemia do coronavírus.

Serviço

58ª EXPO Rio Preto 2020-2021 – Edição Especial Julgamentos

29 de setembro a 3 de outubro

Local – Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto

Exclusiva para criadores

www.riopreto.sp.gov.br

AS MAIS LIDAS