Economia

Criadores da raça Girolando têm participação histórica na 58ª Expo Rio Preto

Com 160 animais inscritos, julgamentos da raça de gado leiteiro terão início nesta sexta-feira (1º)

Histórica. Assim é definida a participação da raça bovina Girolando na 58ª Expo Rio Preto 2020-2021 – Edição Especial Julgamentos, cujos julgamentos têm início no Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’, em São José do Rio Preto, nesta sexta-feira, 1º de setembro. Eles serão transmitidos ao vivo, pela internet, nos canais de Youtube da Prefeitura de São José do Rio Preto (www.youtube.com/prefriopreto), no canal do Youtube da Brasil Rural TV (www.youtub.com/BrasilruraltvBR) e canal do Youtube da ABCZ TV (www.youtube.com/user/abczuberaba).

Após uma pausa de quase dois anos imposta da pandemia da Covid-19, os julgamentos desta raça de gado leiteiro têm um número recorde de animais inscritos: 160. “Se somados com o Gir Leiteiro, são mais de 280 animais. É a maior EXPO Rio Preto em termos de Gir e Girolando”, comenta Nilton Barcelos Junior, técnico do Noroeste Paulista da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Segundo Barcelos Junior, criadores com tradição em exposições chegam com rebanhos renovados, prezando pelo melhoramento genético, sobretudo aplicado para a pista de julgamento. “São grandes criadores de São Paulo e outros estados. A região tem nomes fortes do Girolando, criadores focados na EXPO Rio Preto”, conta.

“São mais de 20 categorias voltadas para fêmeas e quatro categorias de machos. Elas são organizadas por idade e composição racial, já que o Girolando é uma mistura das raças Holandesa e Gir. Desta forma, são analisados os percentuais de cada raça presentes em cada animal julgado”, explica.

A Expo Rio Preto

Seguindo até domingo, 3 de outubro, a 58ª EXPO Rio Preto 2020-2021 – Edição Especial tem coordenação-geral da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, coordenação institucional da ACIRP (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto) e a inédita coordenação das raças zebuínas pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Também conta com o apoio institucional da UNIRP (Centro Universitário de Rio Preto).

A 58ª edição é dedicada exclusivamente para julgamentos de raças, campeonato leiteiro e outras competições do setor. Em cumprimento às medidas sanitárias de combate à covid-19, não haverá presença de público, sendo fechada para criadores.

Nove raças de gado de corte e leiteiro deverão participar do evento, sendo elas: Nelore Padrão, Nelore Mocho, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Simental, Simental Leiteiro, Gir Leiteiro e Girolando. Além disso, as raças de equinos Mangalarga Marchador e Mangalarga Paulista e de ovinos Dorper e White Dorper marcarão presença na feira.

Por Da Redação em 01/10/2021 11:59