RiopretoPrev recebe pela 4ª vez prêmio de Responsabilidade Previdenciária

A autarquia completa 20 anos de atividade, gerindo o futuro dos servidores municipais

No ano em que comemora seus 20 anos de atividade, a RiopretoPrev, autarquia da Prefeitura de Rio Preto, é novamente escolhida pela ABIPEM (Associação Brasileira de Entidades de Previdência Estaduais e Municipais) o melhor Regime Próprio de Previdência Social do Brasil em gestão, na categoria Responsabilidade Previdenciária.

Neste ano de 2022, a entidade participou de dois concursos promovidos pela ABIPEM: um de responsabilidade previdenciária (com verificação do cumprimento de quesitos relativos à boa gestão); e outro de gestão de investimentos (em que são verificados os mecanismos de gestão dos investimentos).

No primeiro concurso, Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária, a RiopretoPrev  ganhou o primeiro lugar na Categoria 4. É o quarto ano em que é premiada no concurso. A entidade também conseguiu a maior pontuação geral (215 pontos) nos quesitos analisados entre todos os participantes do Brasil, dentre todas as categorias, o que é motivo de orgulho para a equipe do RPPS.

O objetivo do Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária é fomentar, identificar, incentivar, reconhecer e divulgar instituições que sirvam de referência no âmbito da gestão e responsabilidade previdenciária.

Já no prêmio Destaque Brasil de Investimentos, que tem o objetivo de fomentar, identificar, reconhecer e divulgar instituições que apresentam as melhores práticas na realização e acompanhamento dos investimentos de sua carteira (cuja matéria é uma das mais desafiadoras e importantes para um RPPS), a RiopretoPrev conquistou o 3º Lugar na Categoria 2.

É o 3º ano seguido que a entidade logra boa classificação no prêmio de investimentos, promovido pela ABIPEM.

RPPS quer dizer “Regime Próprio de Previdência Social”, específico de cada ente federativo, que assegura os benefícios de aposentadoria e pensão por morte dos seus segurados, ou seja, dos servidores titulares de cargo efetivo e de seus beneficiários.

Para o diretor executivo Adriano Antônio Pazianoto, a entidade vem conseguindo a excelente classificação nos prêmios devido à boa gestão do RPPS, espelhada, especialmente, na manutenção do Certificado de Regularidade Previdenciária - CRP, nas adequações legais decorrentes da EC 103/2019, cujo cumprimento dos prazos pelo Município é rigoroso, e na implantação das ações relativas ao Pró-Gestão RPPS, que fortalecem a transparência, os controles internos, a governança corporativa e a comunicação com o segurado.

“O reconhecimento em âmbito nacional do RPPS é de grande valia para o Instituto e demonstra para a sociedade que o trabalho realizado na RiopretoPrev é sério e baseado nas normas técnicas que regem o sistema próprio de previdência,” afirma Pazianoto.

O diretor técnico Wilclem de Lazari Araujo lembra que a entidade, mais uma vez, desponta com um dos melhores RPPS do Brasil, sendo referência no meio, devido ao trabalho sério de sua gestão e de seus servidores. “A entidade, além de cumprir todas as normas aplicáveis, também dá exemplo de gestão tecnológica, já que é o primeiro órgão municipal a implantar o processo digital para dar andamento ao seu expediente, tendo economizado, desde 2019, quase 150 mil impressões, além de contribuir sobremaneira para economia de recursos naturais e para a comodidade de seus segurados, que podem acessar os serviços previdenciários sem sair de casa ou do local de trabalho”, declarou Wilclem.

O diretor superintendente da autarquia Jair Moretti (também secretário de Governo) ressalva o orgulho de liderar equipe tão competente de servidores, que sempre se destaca em concursos. Ressalta ainda o esforço que está sendo realizado para a entidade evoluir sua aderência no Pró-Gestão do nível II para o nível III, entrando para o seleto grupo de RPPS que conseguem atingir tal nível de excelência na gestão.

“Em 20 anos de operação, a entidade acumulou um ativo de quase R$ 800 milhões, que deve crescer nos próximos anos com a entrada de novos recursos financeiros e com o rendimento da carteira de investimentos, muito bem administrada, como pode se comprovar pelo prêmio recebido nesta área,” disse Moretti. “Sem contar ainda a participação e o esforço da Prefeitura para amortizar o déficit técnico atuarial, calculado atualmente em R$ 2,2 bilhões, que será amortizado até o ano de 2054, atendendo ao disposto nas normas técnicas previdenciárias aplicáveis,” completa o secretário.

Moretti finaliza reforçando o orgulho da transparência do Regime Próprio de Rio Preto, indicando especialmente a quantidade de informações disponíveis no site da RiopretoPrev, que é imensa, além do esforço constante da entidade para democratizar o acesso às informações previdenciárias por meio de postagem nas suas redes sociais e da realização de cursos em parceria com a Escola de Gestão Pública. Por exemplo: os cursos on-line “Programa de Educação Previdenciária – PEP e PREPARA-AÇÃO – Programa de Preparação para aposentadoria.

“Os prêmios resumem o esforço e dedicação de toda a equipe da RiopretoPrev, que continuará sempre almejando a sua evolução com o fulcro na participação de futuras premiações e, especialmente, na melhoria contínua e sustentável de sua gestão,” conclui Moretti.

Por Da Redação em 15/06/2022 17:31