Economia
Cônsul-geral chinesa avalia região de Rio Preto com importante polo tecnológico
Chen Peijie disse que a primeira visita foi positiva e prometeu apresentar os benefícios da região aos empresários chineses
A cônsul-geral da China em São Paulo, Chen Peijie, esteve em Rio Preto, nesta sexta-feira (29), para conhecer o Parque Tecnológico (Partec) e avaliou que a região tem potencial para receber indústrias de tecnologia chinesa.
A comitiva, composta ainda por diversos empresários chineses, passou pela cidade de Olímpia e conheceu os dois maiores parques aquáticos da cidade.
Segundo Peijie, a região metropolitana de Rio Preto tem fatores positivos para a instalação de indústrias de energia limpa e para o desenvolvimento de novas tecnologias. “Ficamos felizes em conhecer a cidade e a região. Achamos que é um polo com grande capacidade tecnológica, principalmente pela proximidade com as grandes universidades como a USP e a Unesp. Vou levar todas as informações e minhas percepções aos empresários chineses. Espero que eles fiquem tão animados quanto eu”, disse a cônsul-geral.
Peijie falou também sobre o potencial da região na área de saúde e negócios. “Há uma grande área disponível para uma instalação de energia limpa no Eco Parque Norte e acho que os chineses podem se interessar em investir. A região tem uma excelente infraestrutura para escoamento de produção, com boas rodovias e aeroportos. Também vejo que a educação é valorizada e isso é importante para nós”, ressaltou.
A China é um dos principais investidores e parceiros comerciais do Brasil e do Estado de São Paulo, contando também com importantes negócios em Olímpia, tendo em vista a importação de equipamentos e da tecnologia utilizada nos parques aquáticos e temáticos, bem como a exportação de produtos, como o caso do açúcar produzido na região.
Ainda em Olímpia, que foi a única cidade da região que recebeu o consulado, além de Rio Preto, a comitiva visitou os dois maiores parques aquáticos da cidade, que estão entre os mais visitados da América Latina, e realizou também um breve roteiro para conhecer empreendimentos turísticos e o destino, que a cada ano se torna um dos mais procurados em todo o país.
Para o prefeito Edinho Araújo (MDB), a visita da cônsul-geral é uma sinalização dos chineses em investir na geração de empregos e no desenvolvimento da região. “Mostramos tudo o que nossa cidade e nossa região tem para oferecer às empresas que querem se instalar aqui. Esperamos que novas oportunidades possam surgir a partir de agora. O Partec está aberto para empresas chinesas”, afirmou Edinho.
A missão chinesa contou ainda com participação do vice-cônsul, Li QiCheng, além de integrantes de conselhos de promoção ao comércio internacional e executivos de diversas empresas daquele país, formando uma comitiva de mais de 20 pessoas vindas especialmente para a ocasião.
Entre as autoridades chinesas de destaque estão ainda o vice-diretor do Departamento de Assuntos Bilaterais, Zhuang Su, os representantes do Conselho Chinês de Promoção do Comércio Internacional, Guo Yinghui e Li Dongcheng, o vice-presidente do Banco da China no Brasil, Xu Lei, entre outros representantes e empresários.
- Cidades1 dia
‘Triângulo amoroso’ provoca confusão em centro de compras de Rio Preto
- Cidades1 dia
Casal é preso com cerca de 50 kg de entorpecentes em pizzaria de Rio Preto
- Cidades1 dia
Parte de passarela cai e deixa quatro pessoas gravemente feridas
- Cidades1 dia
Acidente nesta quarta na BR-153 em Rio Preto deixa vítima em estado grave