Redes Sociais

Economia

142,4 mil rio-pretenses declararam o imposto de renda de 2023

No Brasil, 41,1 milhões de declarações foram realizadas até às 24 horas da última quarta-feira (31), prazo estabelecido pela Receita Federal

Publicado há

em

Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil

A Delegacia da Receita Federal de São José do Rio Preto, que abrange 72 municípios incluindo a cidade, registrou 383.183 declarações referentes ao Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023, ano calendário 2022.

Somente em Rio Preto foram feitas 142.432 declarações até às 24 horas da última quarta-feira (31), prazo estabelecido pela Receita Federal. Segundo o órgão, o número superou o esperado de 134.716 a 138.215.

As informações foram divulgadas pela Delegacia. Em 2022 foram entregues 128.165 declarações do IR ano base 2021 no município. Em todas as cidades abrangentes da Delegacia da Receita Federal de Rio Preto foram declarados 336.71 impostos.

Em todo Brasil, a Receita Federal recebeu, 41.151.515 declarações do IR. O processo transcorreu de maneira tranquila e dentro da normalidade.

Aqueles que eram obrigados a entregar a declaração, mas não o fizeram dentro do prazo, estarão sujeitos a multas. O valor da multa é de 1% ao mês, calculado sobre o valor do imposto de renda devido, com limite máximo de 20% do valor do imposto de renda. A multa mínima aplicada é de R$ 165,74.

Caso a declaração esteja atrasada, é importante preenchê-la e enviá-la utilizando os mesmos programas disponíveis (computador, versão online ou aplicativo “Meu Imposto de Renda”). Ao transmitir a declaração, a notificação de lançamento e o DARF da multa por atraso serão gerados juntamente com o recibo de entrega. O contribuinte terá um prazo de 30 dias para efetuar o pagamento da multa. Após esse período, serão aplicados juros de mora, conforme a taxa Selic.

O Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fonseca, destaca a importância de os contribuintes que entregaram a declaração (dentro ou fora do prazo) verificarem se não há nenhuma pendência.

“A forma mais simples de consultar a situação das declarações enviadas é por meio do aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’, disponível para instalação em dispositivos móveis com sistemas operacionais Android ou Apple. Além de exibir eventuais pendências na declaração e fornecer orientações para regularização, o aplicativo também permite gerar cópias da declaração e do recibo de entrega.”, disse. (com informações da Receita Federal).

AS MAIS LIDAS