Economia
Vi, vim e empreendi
Rio Preto atrai pessoas de diversas partes que buscam a cidade para empreender e conseguem excelentes resultados

São José do Rio Preto é considerada uma terra de oportunidades, tanto que, há anos, se transformou em um polo empreendedor, que atrai pessoas de várias partes do Brasil, que enxergam a cidade como um local prospero e, felizmente, a maioria delas alcança resultados promissores.
“Morávamos em Maringá, no Paraná, e viemos para Rio Preto em 2019, com o coração aberto, cheios de sonhos e coragem para empreender. Escolhemos a cidade porque sempre enxergamos um enorme potencial. Além de sua força econômica, é um polo regional vibrante, com um público exigente e ávido por experiências diferenciadas, que busca se diferenciar do senso comum”, conta Leon Scavassa que atua como distribuidor da Avatim, junto com sua mulher, Bruna Costa.
A marca une produtos de perfumaria fina e bem-estar, inspirada na biodiversidade brasileira.
Desde que a primeira loja foi aberta, houve uma aceitação do público. E mesmo o casal enfrentando desafios como a pandemia, conquistou clientes fiéis. Com isso, em 2024 inaugurou a segunda unidade.
“Rio Preto é uma cidade estratégica, economicamente forte, culturalmente rica e com excelente infraestrutura. Além disso, o espírito acolhedor das pessoas faz toda a diferença. Quem vem para cá, com vontade de trabalhar e inovar, encontra um ambiente favorável para crescer. Desde o primeiro momento, sentimos o carinho e a receptividade do povo rio-pretense. Nossos clientes se tornaram amigos, parceiros e verdadeiros entusiastas da marca. Isso nos dá ainda mais motivação para seguir inovando e oferecendo o melhor. Temos muito orgulho da nossa trajetória e somos gratos por tudo o que conquistamos até aqui. Acreditamos que empreender é mais do que vender produtos ou serviços, é construir relações, agregar valor e transformar o dia a dia das pessoas”, conclui Leon.
O casal, Leon Scavassa e Bruna Costa
Promissora para empreender
No primeiro semestre de 2024 foram abertas 7.969 novas empresas em Rio Preto, número 30,7% maior do que o de abertura de empresas no mesmo período, em 2023, segundo dados do Centro de Estudos Econômicos da Acirp.
Outra empreendedora que se apaixonou por Rio Preto é Jacqueline Mendes Veloso, fisioterapeuta dermato-funcional e proprietária da Jack Laser.
“Eu não conhecia Rio Preto, vim visitar uma amiga e fiquei muito admirada com a cidade, que tem um porte médio, e tinha a visibilidade de um público muito bom, além de ser uma cidade bonita. Comecei a pesquisar e vi que era promissora, onde vários negócios se sobressaiam, então encolhi empreender”, relembra ela.
Mineira de Montes Claros, onde foi pioneira no segmento de depilação a laser e abriu sua primeira clínica, Jack atua na área de estética e saúde, onde, além da depilação, abrange toda a parte de estética, com tratamentos corporais e faciais. Atualmente, ela se divide entre as duas cidades, para acompanhar de perto o crescimento dos negócios.
“Vou completa seis anos em Rio Preto. Comecei aqui no final de 2019. É uma cidade de grande porte para o empreendedorismo, pois o capital de giro é alto. Eu falo que é uma cidade rica e que oferece uma qualidade de vida muito boa e, ao mesmo tempo, um lugar tranquilo. Quando eu cheguei fui muito acolhida pelos moradores, e sou até hoje. O pessoal é bastante receptivo. Se não fosse pelo meu trabalho eu ficaria na cidade em definitivo”, completa Jack.
A empresária Jacqueline Mendes Veloso
Próspera e cheia de oportunidades
“Vejo São José do Rio Preto como uma cidade muito próspera e cheia de oportunidades. Existem muitas empresas, e também pessoas de sucesso, que moram aqui, isso faz com que as coisas fluam naturalmente. Além disso, aqui tem tudo que precisamos. A cidade é bem completa em todos os sentidos, na educação, medicina, gastronomia, entretenimento, segurança. Gosto muito, pois mesmo sendo uma cidade grande ela tem cara de interior, isso a torna mais aconchegante”, destaca Felipe Ricardo Ruy Lemes, sócio fundador da Green Line Premium.
Natural de Pitangueiras ele fixou residência em Rio Preto há 04 anos, onde sua empresa atua na distribuição de suplementos alimentares, revendendo encapsulados e produtos naturais para o cliente final.
“Sempre gostei da cidade, que vejo como muito próspera em todos os sentidos. Por meu sócio já morar aqui e por Rio Preto ser uma referência, decidimos que a sede ficaria localizada aqui. Desde o início enxergamos a oportunidade de um grande mercado e a possibilidade de ajudar as pessoas a empreenderem. Por isso, sempre colocamos muita força e empenho para crescermos. Logo que cheguei fiz vários amigos, conectei em alguns grupos de network e procurei me relacionar com as pessoas da cidade. Acredito muito no seu potencial, já está no DNA da cidade esse crescimento e evolução, por isso tende a crescer cada vez mais”, finaliza Felipe.
Felipe Lemes, sócio fundador da Green Line Premium
- Cidades1 dia
UFSCar anuncia nove cursos para novo campus em Rio Preto
- Cidades2 dias
Vendedor deixa carro em frente de casa e tem mais de R$ 26 mil de prejuízo
- Cidades2 dias
Vítima de agressões na cabeça não resiste e morre no hospital em Rio Preto
- Nacional2 dias
Minha Casa, Minha Vida doará casas a pessoas em situação de rua