Educação

Semana do Brincar: 5 dicas pra exercitar a imaginação e a diversão em casa

Semana Mundial do Brincar de 2020, esse ano é realizada de 23 a 31 de maio

“Brincar entre o céu e a terra”: imagina só as possibilidades in-fi-ni-tas de criação e diversão que cabem nesse espaço. Em meio à pandemia, a Semana Mundial do Brincar de 2020, realizada de 23 a 31 de maio, traz esse tema para estimular a imaginação e a brincadeira, fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Neste ano, em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos, lembramos que, além dos direitos fundamentais à vida e à saúde, o ECA também reconhece a importância de brincar, praticar esportes e divertir-se como aspectos essenciais do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade de crianças e adolescentes. 

Mas e agora? Como você pode contribuir para que o direito ao brincar das crianças seja respeitado, mesmo durante a quarentena? Não precisa de muito: basta um pouco de imaginação! Reunimos abaixo alguns exemplos de brincadeiras compartilhadas pelos educadores do Sesc que todo mundo pode fazer em casa.

1 – Cesto dos tesouros

Que tal montar uma brincadeira com tesouros que já existem em casa? Cesto dos Tesouros é uma proposta que estimula a autonomia e os sentidos de bebês por meio do contato, exploração e investigação de diferentes objetos com texturas, temperaturas, cores, pesos e cheiros diferentes.

2 – Encontrando as formas

Cada coisa tem um jeito, uma forma, uma textura. Vamos brincar de descobrir quais são elas?  Essa brincadeira tem só três passos: escolha um objeto, coloque-o em uma folha, desenhe e convide os pequenos a descobrirem o que é.

3 – Teatro de Meias

Pra montar esse teatrinho, você só precisa de algumas meias, podem utilizar meias velhas e de cores variadas, botões, tampinhas, linha, agulha, entre outros objetos de decoração que você tenha na sua casa.

4 – Jogos e brincadeiras de estafetas

Brincar de correr dentro de casa? Sim, é possível, e de forma organizada e super divertida. Conheça alguns jogos e brincadeiras que convidam a criança a se deslocar de várias formas, equilibrar, saltar, desviar e compreender as diversas possibilidades da mesma brincadeira!

5 – Faça sua boneca Abayomi

“Encontro precioso”. Esse é um dos significados da palavra iorubá “Abayomi”. Por meio de vídeo, as irmãs Ana e Amanda, do Coletivo Dudu Badé (@dudu_bade ), nos contam um pouco da história e ensinam a fazer essa bonequinha de pano, que é um símbolo de resistência e de possibilidades.

 

Fonte: Sesc SP

Por Da Redação em 23/05/2020 22:00
TerrasAlphaville