Redes Sociais

Esportes

Uma casa de respeito

Academia mais tradicional da região é comandada pelos irmãos Fuscaldo e está em atividade há mais de 50 anos, em Rio Preto

Publicado há

em

 

 

As artes marciais na região de Rio Preto passam, sem dúvida, pela Associação Matsumi. Foi ali que grandes mestres aprenderam seus primeiros ensinamentos com o grande sensei Zenji Matsumi. Após ministrar aulas por muitos anos na cidade, Zenji cansou da vida corrida e retornou ao Japão, num pacato sítio. Na época, ele deixou o comando da sua academia para os irmãos Fuscaldo. E já se passaram muitos e muitos anos desde que os três irmãos Antonio, Roberto e Márcio deram os seus primeiros ippons e ashi barais nos tatames da Associação. “Éramos uma turma grande, na década de 70. Ele formou praticamente todos os faixas preta da região. Como sempre fomos muito dedicados, e ele acabou nos propondo para continuarmos o que ele começou aqui e ficamos com a academia. São mais de 50 anos de Matsumi”, afirma Roberto Fuscaldo, sensei faixa preta em caratê e judô.

Com competência, os professores da Matsumi empregam metodologia das artes marciais, que vai muito além da técnica, respeito, sinceridade e valores éticos. “Formamos bons cidadãos. Esse é o nosso primeiro preceito”, afirma Márcio Fuscaldo, presidente da Federação Brasileira de Karatê e ex-técnico da Seleção Brasileira. Da Matsumi brotam sempre grandes campeões nacionais e mundiais de caratê e judô, como Victor Homsi, Dante Rosan, Márcio Fuscaldo Jr, Vitor Torrente, Rogério Correa, Marília Struzziatto, entre outros.

Essa sensibilidade para ensinar já foi descoberta na região. Há vários anos, os irmãos são convidados para darem aulas ou ministrarem seminários, clínicas em instituições de várias cidades e estados.  “É o reconhecimento do trabalho. Fazemos o que gostamos e isso acaba impactando de maneira positiva no resultado final. Amo ensinar artes marciais e não vivo sem”, diz Antonio, o irmão mais velho, conhecido por Bréia.

AS 10 MAIS LIDAS